Economista analisa aumento de vendas online no comércio eletrônico nacional em matéria divulgada em mídia da região

(Imagem: reprodução/EPTV1)

De acordo com pesquisas realizadas pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais, mais de um terço dos empresários mineiros registraram vendas superiores às expectativas durante o Natal de 2024. Para repercutir o tema, o jornal da EPTV – 1ª edição, que foi ao ar no dia 31 de dezembro de 2024, conversou com o professor Marçal Serafim Cândido, do Núcleo de Estudos em Economia Aplicada (NEEAP) da UNIFAL-MG Varginha.

Segundo o especialista, o aumento de vendas online está diretamente relacionado às mudanças na tributação de compras realizadas no exterior. A imposição de novas taxas sobre produtos importados tornou as compras internacionais mais caras, o que impulsionou o comércio eletrônico nacional, beneficiando as vendas internas.

Marçal Serafim também comentou o impacto do aumento recente da taxa de juros no comportamento do consumidor brasileiro. “Teve um aumento recente da taxa de juros, então fazer um crediário está caro”, afirmou. O docente alerta que, como consequência, a economia tende a desacelerar, à medida que os brasileiros se tornam mais cautelosos em relação ao consumo a crédito.

Confira a reportagem na íntegra pela Globo Play.

Participe do Jornal UNIFAL-MG!

Você tem uma ideia de pauta ou gostaria de ver uma matéria publicada? Contribua para a construção do nosso jornal enviando sugestões ou pedidos de publicação. Seja você estudante, professor, técnico ou membro da comunidade, sua voz é essencial para ampliarmos o alcance e a diversidade de temas abordados.

LEIA TAMBÉM