De acordo com pesquisas realizadas pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais, mais de um terço dos empresários mineiros registraram vendas superiores às expectativas durante o Natal de 2024. Para repercutir o tema, o jornal da EPTV – 1ª edição, que foi ao ar no dia 31 de dezembro de 2024, conversou com o professor Marçal Serafim Cândido, do Núcleo de Estudos em Economia Aplicada (NEEAP) da UNIFAL-MG Varginha.
Segundo o especialista, o aumento de vendas online está diretamente relacionado às mudanças na tributação de compras realizadas no exterior. A imposição de novas taxas sobre produtos importados tornou as compras internacionais mais caras, o que impulsionou o comércio eletrônico nacional, beneficiando as vendas internas.
Marçal Serafim também comentou o impacto do aumento recente da taxa de juros no comportamento do consumidor brasileiro. “Teve um aumento recente da taxa de juros, então fazer um crediário está caro”, afirmou. O docente alerta que, como consequência, a economia tende a desacelerar, à medida que os brasileiros se tornam mais cautelosos em relação ao consumo a crédito.
Confira a reportagem na íntegra pela Globo Play.