Egressa da UNIFAL-MG, atual pesquisadora em Harvard, é uma das cientistas em destaque da série Folha Descobertas da Folha de São Paulo

Reprodução: Folha de São Paulo

No dia 28/08, o Jornal Folha de São Paulo veiculou matéria sobre seleção de pesquisadora Thaiany Souza e Silva, egressa da UNIFAL-MG, para participação em série da Folha de São Paulo, ‘Folha Descobertas’, uma iniciativa do jornal em parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein. Na ocasião, a pesquisadora, formada em Nutrição pela Universidade, explicou seu projeto de pesquisa sobre a doença de Chagas.

De acordo com a nutricionista, ainda na escola, se estuda a doença de Chagas, por meio da transmissão do protozoário Trypanosoma cruzi, inoculado pela picada do inseto conhecido como barbeiro. “A grande maioria da pesquisa sobre a doença de Chagas é feita por nós, pelos países que são acometidos pela doença. E fazer pesquisa no Brasil é um desafio, em termos de conseguir verba para desenvolver a pesquisa. Tem pouca verba”, afirmou.

Segundo o jornal, a série da qual a pesquisadora irá participar apresenta, quinzenalmente, os perfis de dez jovens pesquisadores brasileiros de diferentes áreas de atuação e regiões do país. Para chegar aos nomes deles, a seleção partiu de indicações de um comitê formado por figuras de destaque do cenário científico nacional, conforme informado na matéria.

Acesse a matéria completa: https://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2024/08/ciencia-de-thaiany-souza-e-silva-foi-da-doenca-de-chagas-ao-melhoramento-de-vacinas.shtml

*Igor Giugliano é estagiário da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG.