Em reportagem, docente da UNIFAL-MG explica alta no preço do quilo do café no sul de Minas

No dia 13/09, o Jornal da EPTV – 2ª edição e o Bom Dia Cidade exibiram reportagem sobre efeitos da queda da produtividade na próxima safra do café e consequente aumento nos preços. Nas oportunidades, o professor João Marcos Caixeta Franco, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UNIFAL-MG, comentou o cenário.

Segundo o economista, o café está no período da primeira florada e, se não houver mais chuvas, a produção não irá vigorar diante da seca. “O sinal de alerta está ligado e o mercado futuro já começa a precificar, em função de que haverá problemas com a safra”, afirmou.

Ainda de acordo com o docente, há um aumento de 18,83% no preço, observado em um ano, e isso já representa alta acima da inflação. “O café tem cotação estabelecida no mercado internacional e sabemos que os produtos agrícolas, de modo geral, têm uma sazonalidade em que, no momento da colheita os preços tendem a diminuir, mas isso decorre, além da atual situação de seca, da conjuntura desse mercado internacional do café em relação ao cambio, principalmente ao equilíbrio de oferta e demanda”, completou.

Acesse as reportagens completas pelos links: https://globoplay.globo.com/v/12917395/ | https://globoplay.globo.com/v/12920204/

*Igor Giugliano é estagiário da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG.

LEIA TAMBÉM