Em reportagem, professora da UNIFAL-MG esclarece informações sobre curso de capacitação para abordagem empática de mulheres vítimas de violência

A professora Débora Felício Faria, do Instituto de Ciências Humanas e Letras da UNIFAL-MG, concedeu uma entrevista ao Jornal da EPTV – 1ª edição no dia 22/08. Na oportunidade, ela comentou sobre o curso de capacitação oferecido pela Universidade para os profissionais responsáveis pela recepção de casos de violência. O curso tem como objetivo promover uma abordagem empática no atendimento a mulheres vítimas de violência.

Segundo a docente, o curso é de extrema importância devido à realidade observada, na qual mulheres chegam aos serviços de saúde com situações de violência e baixa autoestima severa. “O serviço deve adotar um protocolo que conduza essas mulheres da melhor forma possível, evitando a ‘revitimização’, que ocorre quando a vítima precisa relatar novamente todo o processo a cada novo profissional que a acolhe,” afirmou a professora.

Ela destacou, também, que o objetivo do curso é estabelecer uma rede entre os profissionais envolvidos, criando uma equipe forte, capacitada e competente para o atendimento dessas mulheres em Alfenas. “Atualmente, o trabalho é muito individualizado, o que fragiliza o serviço. Com a criação dessa rede, envolveremos importantes instituições dentro do município, colaborando com o protocolo,” completou.

Acesse a reportagem completa no link: https://globoplay.globo.com/v/12844489/

*Igor Giugliano é estagiário da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG.