Faculdade de Ciências Farmacêuticas fortalece parcerias internacionais com pesquisadoras da Universidade do Porto durante a 48ª Semana Farmacêutica

Atualizado em 9 de setembro de 2024 às 15:36

Na imagem, estão, da esquerda para a direita, as professoras Madalena Pinto, Larissa Helena Lobo Torres Pacheco, Vanessa Bergamin Boralli Marques, Maria Emília Sousa, e o professor Diogo Teixeira Carvalho. (Foto: arquivo/Dicom)

Na sexta-feira, dia 23/08, Madalena Pinto e Maria Emília Sousa, ambas docentes e pesquisadoras da Universidade do Porto, se reuniram com os docentes da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da UNIFAL-MG a fim de estabelecerem novas colaborações com os docentes da Universidade e tratar de questões relacionadas à mobilidade entre as instituições para discentes e docentes.

Na imagem, estão as professoras Madalena Pinto e Maria Emília Sousa dialogando com a pró-reitora de pesquisa e pós-graduação, Profa. Vanessa Bergamin Boralli Marques. (foto: arquivo/Dicom)

O encontro fez parte das atividades realizadas na 48ª Semana Farmacêutica e no I International Workshop on Pharmaceutical Research, realizadas de 19 a 22 de agosto.

A ação é resultado dos projetos da Universidade contemplados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) em chamadas públicas voltadas para a consolidação da pesquisa e para o fomento da internacionalização.

Juntamente das docentes portuguesas estão os alunos de iniciação científica e pós-graduação do Laboratório de Pesquisa em Química Farmacêutica (LQFar) juntos aos professores Diogo Teixeira Carvalho e Lucas Lopardi Franco, coordenadores deste laboratório. (Foto: arquivo pessoal/Diogo Carvalho)

Na oportunidade de visita à UNIFAL-MG, as docentes participaram de avaliação de trabalhos apresentados na semana farmacêutica e em encontros com alunos de pesquisa, em nível de graduação e pós-graduação, para troca de experiências.

De acordo com um dos docentes responsáveis por articular a vinda das professoras convidadas, Prof. Diogo Teixeira Carvalho, da FCF, Madalena Pinto e Maria Emília Sousa fazem parte do elenco de uma série de professores estrangeiros inseridos em proposta apoiada pela FAPEMIG com vistas a ações de internacionalização da UNIFAL-MG.

Professor Diogo Carvalho acompanhado das professoras da Universidade do Porto. (Foto: arquivo/Dicom)

O professor Diogo Carvalho esteve na Universidade do Porto, em 2022, por um ano de pós-doutorado, no grupo das professoras. “Desde lá, temos tido trabalhos em colaboração e foi sendo gestada uma ideia de promover a vinda delas num encontro na UNIFAL-MG. Além disso, o professor Cláudio Viegas Júnior, do Instituto de Química da UNIFAL-MG, também mantinha relações científicas com as professoras e foi outro docente local responsável pela indicação da vinda delas”, mencionou.

Para o docente, a visita de professores estrangeiros à Universidade traz visibilidade para ações importantes que a Instituição tem realizado e abre caminhos para parcerias com grupos de pesquisas de diferentes setores. “Cria renovação nas expectativas de nossos alunos quanto aos caminhos frutíferos que podem seguir, inclusive para estudos mais avançados no exterior, assim como abre portas para a recepção de novos pesquisadores e inclusive alunos estrangeiros, o que, sem dúvida, estimula uma maior diversidade cultural e científica na nossa comunidade, seja ela a acadêmica ou a externa”, complementa.

Na imagem, estão os docentes Claudio Viegas, Maria Emília Sousa, Diogo Carvalho e Madalena Pinto. (Foto: arquivo pessoal/Cláudio Viegas)

O professor Claudio Viegas Júnior, que integra os projetos de internacionalização da UNIFAL-MG aprovados pela FAPEMIG, já mantinha colaborações regulares com os grupos de pesquisa da Universidade do Porto. Em 2024, o docente realizou uma missão acadêmica à instituição portuguesa, fortalecendo ainda mais esses laços.

Segundo o Prof. Diogo Carvalho, embora os estudos das professoras Madalena Pinto e Maria Emília Sousa se concentrem na área de Química Farmacêutica Medicinal, os trabalhos realizados por elas são de grande amplitude, alcançando áreas correlatas como a Química, a Farmacologia, a Fitoquímica, entre outros setores nas áreas biológicas e ambientais, especialmente no que diz respeito a processos sustentáveis e que buscam inovação.

Além das professoras Madalena Pinto e Maria Emília Sousa, estiveram presentes no encontro a pró-reitora de pesquisa e pós-graduação, Profa. Vanessa Bergamin Boralli Marques; a coordenadora do PPGCF, Profa. Larissa Helena Lobo Torres Pacheco; o professor da FCF e orientador de mestrado e doutorado no PPGCF, bem como o articulador do encontro, Prof. Diogo Teixeira Carvalho; e demais docentes da FCF e do PPFCF da Universidade.

Confira, abaixo, as fotos do encontro. (Foto: arquivo/Dicom)