UNIFAL-MG recebe o primeiro Simpósio Geoambiental do Sul de Minas Gerais

Evento parte da iniciativa dos discentes dos programas de pós-graduação em Geografia e Ciências Ambientais da Universidade
(Imagem: reprodução/CanvaPro)

O primeiro Simpósio Geoambiental do Sul de Minas Gerais (I SGSMG) acontece, na UNIFAL-MG, entre os dias 09 e 11/09. O evento, fruto da iniciativa dos discentes dos programas de pós-graduação em Geografia e Ciências Ambientais, discute os desafios socioambientais relacionadas aos ambientes naturais em transformação e às dinâmicas físicas da paisagem.

Segundo a organização, o I SGSMG surge da necessidade de preencher uma lacuna existente nos eventos científicos de Minas Gerais, uma vez que trata, de forma interdisciplinar, de assuntos relacionados à Geografia Física e às Ciências Ambientais. “Esta transdisciplinaridade visa instigar uma visão ampla e crítica sobre as dinâmicas ambientais e seus reflexos sobre os territórios e sociedade”, pontua-se.

Logo do I SGSMG. (Imagem: arquivo pessoal)

A programação do evento, cujo objetivo é proporcionar o aperfeiçoamento acadêmico a partir do intercâmbio de saberes, conta com mesas-redondas, conferências, minicursos e apresentações de trabalhos. As ações dividem-se em três eixos temáticos, a saber: “Fundamentos das Ciências Ambientais e da Natureza”; “Aplicações em Gestão e Monitoramento Ambiental”; “Dinâmicas Socioambientais e Sustentabilidade”.

No dia 09/09, das 14h às 18h, acontecem os minicursos “Compartimentação Geomórfica: Aspectos teóricos e aplicações”, ministrado pela professora Jéssica Santos Braz, do Instituto de Ciências da Natureza (ICT), e “Drones: planejamento, aerolevantamento e geração de produtos cartográficos”, ministrado pelo professor Diogo Olivetti, do mesmo Instituto. O coffee break, que ocorre entre às 18h e 19h, conta com a apresentação musical do artista alfenense Bruno Vilas Boas. A conferência de abertura, às 19h, é ministrada por Bianca Vieira, da USP, e intitula-se “prevenção e mitigação de desastres naturais no Brasil e ferramentas de gestão de território”.

No dia 10/09,  na parte da tarde, têm início as apresentações de trabalhos, que podem ser submetidos até o dia 05/09 no sistema caex. Entre às 19h e 21h, realiza-se a primeira mesa redonda, de nome “Fogo – tecnologias de monioramento, impacto em ecossistemas e potencial ecológico de manejo integrado”, ministrada pelas docentes Erica Hasui e Claudia Vanessa Corrêa, do ICT.

A última mesa-redonda, “Unidades de Conservação e entorno – Conflitos, potencialidades, participação social e geoturismo”, organizada por Carolina Del Roveri, do ICT, e Débora Bittencourt, da ONG Rizomar,  inicia-se às 14h do dia 11/09. No mesmo dia, a partir das 16h, acontecem as oficinas. A conferência de encerramento, sob a temática “Áreas úmidas e sustentabilidade hídrica – desafios científicos e sociais), será feita às 19h e contará com fala da professora Elizêne Veloso Ribeiro, do IFMG.

Para os organizadores, o I SGSMG objetiva promover a troca de experiências acadêmicas e profissionais, a divulgação da pesquisa científica sul-mineira e a realização de debates construtivos sobre os desafios contemporâneos da sustentabilidade socioambiental, especialmente nos contextos do sul de Minas Gerais e do sudeste brasileiro.

Para mais informações sobre o evento, acesse o portal da UNIFAL-MG e o instagram do SGSMG.

*Luana Bruno é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG.

 

Participe do Jornal UNIFAL-MG!

Você tem uma ideia de pauta ou gostaria de ver uma matéria publicada? Contribua para a construção do nosso jornal enviando sugestões ou pedidos de publicação. Seja você estudante, professor, técnico ou membro da comunidade, sua voz é essencial para ampliarmos o alcance e a diversidade de temas abordados.

LEIA TAMBÉM