“Inteligência Artificial no Ensino Superior: transformando o aprendizado para o futuro” – Ilhosvany Camps et. al

Capa do livro

Como resultado da disciplina eletiva “Produção de conteúdo científico na era da Inteligência Artificial”, do curso de física da UNIFAL-MG, acaba de ser lançado o livro “Inteligência Artificial no Ensino Superior: transformando o aprendizado para o futuro”. A obra, organizada de forma independente pelo professor Ilhosvany Camps, do Instituto de Ciências Exatas (ICEx), pode ser acessada na biblioteca online da Universidade na forma de e-book e, recentemente, foi registrada na Câmara Brasileira do Livro (CBL).

O livro, estruturado em nove capítulos, foi escrito pelos estudantes de física Fernando Victor Santana dos Santos, Igor Flausino, Matheus Passos Lauand, Talles Augusto de Souza Domingues, pela discente Isabela Cristina Alves Lobo, do curso de Geografia, por Cíntia Aguiar, pesquisadora da área de química, e pelo professor Camps. 

De acordo com Ilhosvany Camps, a ideia do livro partiu dos alunos, que propuseram, ao longo da disciplina, produzir algo de interesse da comunidade acadêmica. “Para definir a organização do livro, tivemos diversas sessões de brainstorming, primeiro para selecionar os temas gerais que consideramos de maior interesse/impacto, e, depois, para propor diferentes sumários que organizassem essas ideias”, explica. “Após analisar todos os sumários propostos, fomos escolhendo os que consideramos mais importantes para comporem a versão final da obra”, continua.  

A obra discorre sobre a utilização de Inteligência Artificial na aprendizagem, no uso administrativo e na pesquisa. Além disso, apresenta, também, estratégias para a utilização da IA como auxílio na escrita de trabalhos científicos e possui um anexo com os termos mais utilizados na área e suas definições. Para tal, os autores consideraram as questões éticas e refletiram sobre o que é necessário para a implementação desta ferramenta nas Universidades.  

No processo de construção da obra, cada discente, sob o auxílio do professor, ficou responsável por uma temática. “Depois de montado o sumário do livro, o colocamos no Google Classroom e, junto comigo, cada um dos alunos escolheu um dos capítulos para ficar como responsável. Houve alunos que, por questões pessoais, abandonaram a disciplina, daí que, para ter uma distribuição do trabalho equitativa e não sobrecarregar ninguém, fomos buscar outros colaboradores fora da lista de discentes do curso”, informa o professor.    

“Acreditamos que o livro reflete, até certo ponto, algumas aplicações de ponta da IA no âmbito do Ensino Superior. Falo “até certo ponto”, pois a IA está evoluindo a cada dia, e muito rapidamente. Assim, podem surgir novas aplicações ou as atuais passarem a integrar novos sistemas mais completos, deixando de ser protagonistas”, relata Ilhosvany Camps. Para os autores, é importante que a obra sirva como um guia ou referência para a utilização da IA não apenas no curso de física, mas também em outras áreas da universidade. 

*Luana Bruno é estagiária da Diretoria de Comunicação da UNIFAL-MG.

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