Membros da Liga Acadêmica de Cirurgia Vascular (LICIVA) da UNIFAL-MG apresentam trabalhos em Congresso Internacional

Evento aconteceu no Rio de Janeiro entre os dias 30/10 e 1/11 e contou com lançamento de livro de docente da Universidade
Docentes e discentes da UNIFAL-MG no 18º Congresso Internacional Pan-Americano de Cirurgia Vascular. (Imagens: arquivo pessoal)

Recentemente, membros da Liga Acadêmica de Cirurgia Vascular e Angiologia (LICIVA), vinculada à Faculdade de Medicina (FAMED) da UNIFAL-MG, apresentaram quatro trabalhos no 18º Congresso Internacional Pan-Americano de Cirurgia Vascular. Na ocasião, o professor Thiago Carvalho, da FAMED, também lançou o livro “Escleoerapia com Espuma Ecoguiada para o Tratamento da Doença Venosa Crônica”. O evento aconteceu no Rio de Janeiro entre os dias 30/10 e 1/11.

Segundo a discente de Medicina Julia Chaves, a participação da Liga no evento se deu a convite dos professores Thiago Carvalho e Pollyana Carvalho (FAMED), que acompanharam e guiaram os ligantes durante as etapas da submissão. “A LICIVA tomou conhecimento do evento e realizou todo o processo de inscrição com a ajuda dos nossos orientadores”, ressalta.

Discentes Marco Jesus e Leonardo Barbosa, na companhia dos docentes Thiago Carvalho e Pollyana Carvalho, durante a apresentação dos trabalhos.

Durante o congresso, foram apresentados os trabalhos “Panorama clínico e epidemiológico de pacientes com DVC atendidos no ambulatório de Cirurgia Vascular da Universidade Federal de Alfenas”, do discente Leonardo Barbosa, “Perfil epidemiológico de pacientes atendidos no ambulatório de Cirurgia Vascular da Universidade Federal de Alfenas”, do discente Carlos Eduardo, “Preservação de membro inferior em paciente com osteomielite aguda e mal perfurante plantar no contexto de diagnóstico recente de diabetes mellitus”, da discente Júlia Chaves e “Perfil clínico e epidemiológico de pacientes com úlceras atendidos na Clínica de Especialidades Médicas da UNIFAL-MG”, do discente Marco Jesus.

Para Júlia Chaves, a participação da LICIVA no congresso reforça o compromisso da UNIFAL-MG com o ensino, com a pesquisa e com a extensão. “Tivemos a oportunidade de confraternizar com estudantes e profissionais de instituições de todo o Brasil, levando o nome da UNIFAL-MG, apresentando nossa produção científica e aprendendo com outras realidades acadêmicas”, pontua.

Discentes Júlia Chaves e Carlos Eduardo, na companhia dos docentes Thiago Carvalho e Pollyana Carvalho, durante o 18º Congresso Internacional Pan-Americano de Cirurgia Vascular.

Além disso, ainda conforme a discente, eventos científicos ampliam a visibilidade institucional, fortalecem a produção acadêmica estudantil e promovem o intercâmbio de conhecimento com profissionais e pesquisadores de referência na angiologia e na cirurgia vascular.

O ligante Marco Jesus, por sua vez, afirma que a apresentação de seu trabalho no 18º Congresso Internacional de Cirurgia Vascular foi uma das melhores experiências acadêmicas que vivenciou durante o curso. “Acho que posso falar com propriedade, por mim e por outros colegas, que a confiança que os nossos professores depositam em nós, nos motiva e mostra como estamos no caminho certo para que sejamos excelentes médicos, que praticam uma medicina baseada em evidência, e quem sabe, que sigam uma carreira dentro do ambiente acadêmico, como futuros professores e/ou preceptores”, enfatiza.

*Luana Bruno é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG.

Participe do Jornal UNIFAL-MG!

Você tem uma ideia de pauta ou gostaria de ver uma matéria publicada? Contribua para a construção do nosso jornal enviando sugestões ou pedidos de publicação. Seja você estudante, professor, técnico ou membro da comunidade, sua voz é essencial para ampliarmos o alcance e a diversidade de temas abordados.

LEIA TAMBÉM