No último sábado (16/08), a UNIFAL-MG levou ciência e cultura para além dos muros da Universidade com o projeto “UNIFAL‑MG no Parque”. Ao longo de todo o dia, o Parque Municipal Antônio Molinari em Poços de Caldas recebeu a edição 2025 do projeto – ação de extensão vinculada ao programa de mostra de profissões “UNIFAL‑MG para Você” – e reuniu visitantes interessados em conhecer os cursos, projetos de pesquisa e ações de extensão da Instituição. A iniciativa concentrou-se no parque para facilitar o acesso do público e levou ao espaço atividades educativas, culturais e artísticas.
“Aproximar o ambiente universitário da sociedade é fundamental. Nada melhor do que fazer isso num parque municipal, que é um lugar da população, e vincular a ação a uma atividade cultural”, afirmou o secretário municipal de Cultura, Luiz Fernando Gonçalves, o Nando. “Venho para ter lazer, mas também para conhecer a faculdade e entender que a UNIFAL‑MG é pública e acessível a todos”, completou. O gestor visitou estandes, se interessou por projetos como o de compostagem com adubos orgânicos e as experiências de física, e elogiou a criatividade dos estudantes.

Idealizador do novo formato, o professor do Instituto de Ciência e Tecnologia da UNIFAL-MG, Gunther Brucha, explicou que a escolha do parque se deu para ampliar a participação das escolas. “Nosso campus fica distante e havia dificuldade de transporte. Precisamos fixar o nome da UNIFAL-MG aqui e divulgar nosso vestibular próprio. Trazer a mostra ao parque atrai a comunidade e une cursos de Alfenas, Varginha e Poços em um evento bonito e acessível”, disse o docente e ex-diretor do campus Poços de Caldas. Ele agradeceu o apoio da Pró‑Reitoria de Extensão, de parlamentares e da Prefeitura, que viabilizaram a estrutura.
Os 23 estandes distribuídos pelo parque mostraram a diversidade de cursos e pesquisas da Universidade. A professora do ICT, Alessandra Regina Pepe Ambrozin, apresentou um projeto de extensão de cultivo de plantas medicinais e a pesquisa com uma planta parente da maconha para extrair canabinoides com potencial terapêutico. “Estamos estudando qual parte da planta produz mais substâncias bioativas e qual solvente extrai melhor. A ideia é desenvolver um fitoterápico que possa tratar epilepsia e outras doenças”, explicou. Ela também levou atividades lúdicas de química para crianças, despertando a curiosidade científica dos pequenos.

Alunos dos diversos cursos foram protagonistas na divulgação. Bárbara Lohan de Rosa Ferreira, do 9º período de Ciências Atuariais, esclareceu dúvidas sobre a profissão. “Muitas pessoas não conhecem o atuário. Explico que trabalhamos com a precificação de riscos em seguros, previdência e microseguros. Hoje mesmo um assessor de investimentos se surpreendeu ao descobrir nossa área”, relatou. Giovanna Barbosa Martinelli e Maria Eduarda Frates, do 6º período de Engenharia Civil, exibiram maquetes de pontes treliçadas, tijolos com isolamento térmico e materiais como fibra de vidro e carbono. “A interação com os visitantes ajuda a desenvolver comunicação e abre portas para estágios. Como nosso curso é novo, queremos que mais gente o conheça”, disseram.
A Liga de Cosmetologia e Estética, representada por Laís Marques Ferreira da Costa, do 4º período de Odontologia, ofereceu demonstrações de skin care com produtos produzidos na própria farmácia universitária. “Mostramos que estética é área da saúde e que os cosméticos produzidos aqui são de qualidade. Também convidamos o público para o vestibular da UNIFAL‑MG”, afirmou.

Para os estudantes do Ensino Médio, a mostra serviu como orientação vocacional. Raiane Camile Gonçalves Pereira e Emily Giana Nascimento Silva, da Escola Estadual Cristiano Machado de Ipuiúna, elogiaram o estande de Fisioterapia, onde participaram de massagens e alongamentos. Rafael Siqueira e Felipe Souza, ambos de 17 anos, se interessaram por Ciências Econômicas, Engenharia de Produção e Farmácia. “Não tinha ideia de como funcionava o vestibular; agora entendi e pretendo me inscrever”, contou Rafael.
Além das exposições científicas e tecnológicas, o evento ofereceu lazer e cultura. A programação iniciou às 9h com recreação infantil e seguiu com apresentações culturais e musicais: ginástica rítmica, DJ Dudu Hermano, Bateria da Vulcano e a banda Embrazza. Brinquedos infláveis, pipoca e algodão-doce deram o clima de festa. O dia contou ainda com a presença de servidores técnicos, docentes e colaboradores terceirizados dos três campi, do reitor Sandro Amadeu Cerveira e do vice‑reitor, Alessandro Antônio Costa Pereira.
O diretor do campus Poços de Caldas, professor Leonardo Henrique Soares Damasceno, e o vice‑diretor, professor Marlus Pinheiro Rolemberg, também acompanharam a programação, assim como o pró‑reitor de extensão, José Francisco Lopes Xarão, e o pró‑reitor de graduação, Wellington Ferreira Lima.
Vestibular próprio da UNIFAL‑MG
Durante o evento, muitos visitantes buscaram informações sobre o novo vestibular da UNIFAL‑MG, que complementa o ingresso pelo Sisu. Estudantes interessados em iniciar a graduação em 2026 têm até 22 de agosto para se inscrever no vestibular próprio da Instituição. Esta será a primeira edição do exame desde 2010 e ampliará as possibilidades de acesso aos cursos de graduação, especialmente para candidatos da região. As provas ocorrerão em 19 de outubro, nas cidades de Alfenas, Poços de Caldas e Varginha. O processo seletivo terá 70 questões objetivas e uma redação, contemplará vagas de ampla concorrência e sistema de cotas e exigirá inscrição pelo site do Cebraspe, com taxa de R$ 162,10. Saiba mais aqui!
No Flickr da UNIFAL-MG está disponível um álbum com a integra da cobertura fotográfica do evento, clique aqui para acessar! A seguir, algumas das imagens registradas pela Dicom: