O Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF) da UNIFAL-MG celebra 20 anos com Simpósio Comemorativo, no Auditório Leão de Faria, do campus Sede. A atividade contou com a participação de representantes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e de convidadas da Universidade do Porto. “A ideia é promover um simpósio do PPGCF por ano, sempre integrado à graduação em farmácia, de maneira a estimular os alunos, divulgar resultados de sucesso e promover a área de ciências farmacêuticas para o Brasil e o mundo”, salienta Eduardo Costa de Figueiredo, professor do PPGCF e membro da comissão organizadora do evento. O evento aconteceu entre os dias 17 e 19 de março, precedido por um pré-evento entre os dias 10 e 14 do mesmo mês, marcado por palestras ministradas por especialistas da área farmacêutica.

No dia 17, a professora da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e coordenadora da área de Avaliação de Farmácia da CAPES, Tania Mari Belé Bresolin, ministrou a palestra “Perspectivas da Avaliação Quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)”. A palestra sucedeu a cerimônia de abertura, que estiveram presentes a ministrante, o reitor da Universidade, professor Sandro Amadeu Cerveira; a pró-reitora de pesquisa e pós-graduação, professora Vanessa Bergamin Boralli Marques; a diretora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, professora Maria Rita Rodrigues; e a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF), professora Larissa Helena Lobo Torres.

Nesse dia, foi entregue o 1º Prêmio Prof. Eliezer Jesus Barreiro, que reconhece as melhores teses e dissertações do quadriênio 2021-2024. A vencedora do Prêmio na categoria de melhor tese foi Tássia Venga Mendes, com o trabalho “Dessorção direta de moléculas retidas em sorventes magnéticos empregando ionização ambiente“. Já o Prêmio de melhor dissertação foi concedido a Luiz Filipe Costa, autor de “Ensaio do citoma em mucosa oral como bioindicador de efeito no monitoramento da exposição ocupacional aos triazois“. Os demais colocados, em ambas as categorias, receberam menções honrosas.

“O Prof. Eliezer é uma referência nacional e internacional na área de química medicinal, sendo ainda um grande mentor intelectual atrelado ao crescimento das Ciências Farmacêuticas no Brasil”, ressalta Eduardo Figueiredo. Segundo ele, Eliezer Barreiro contribuiu muito para a criação do PPGCF, ministrou a aula magna de criação do Programa e a aula magna de comemoração dos 10 anos do Programa. A comissão avaliadora do Prêmio foi composta pela professora Tania Bresolin, pela professora convidada da Universidade do Porto, Salette Reis e pelo professor do PPGCF da UNIFAL-MG, Pedro Luiz Rosalen.

Já os resumos de iniciação científica, submetidos ao evento, foram avaliados para concorrer ao Prêmio Profa. Maria Elisa Pereira Bastos de Siqueira, no dia 18. A vencedora foi Maria Luiza Vieira Felix, com o trabalho “Atividade antimalárica de derivados híbridos de metronidazol com análogos de eugenol”. Os outros colocados receberam menções honrosas. Na ocasião, a professora Maria Elisa Pereira Bastos de Siqueira, que dá nome à premiação, integrou a banca avaliadora dos trabalhos apresentados, ao lado das professoras Salette Reis e Andreia Granja, também convidada da Universidade do Porto e da professora Larissa Helena Lobo Torres.
Em seu discurso, a professora Maria Elisa Siqueira destaca a sua satisfação pela trajetória do curso. “Fico extremamente feliz em ver como todos os professores que me seguiram, continuaram a fazer o curso cada vez melhor, mais eficiente, mais reconhecido, até chegar hoje, um curso reconhecido em âmbito nacional. Muito obrigada a todos, eu vou levar isso comigo depois de 15 anos de aposentada, marcou demais a minha vida”, declara. Segundo ela, seu desejo é que o curso seja cada vez melhor, mais reconhecido e mais relevante para o país.

“Os prêmios são de grande relevância para o PPGCF, além de um importante estímulo aos docentes e discentes de pós-graduação e iniciação científica, uma vez que favorece o desenvolvimento da pesquisa de ponta no âmbito do PPGCF. Os professores homenageados são ilustres figuras no cenário científico brasileiro”, destaca o professor Eduardo Figueiredo.
As professoras Salette Reis e Andreia Granja, abordaram as teorias e práticas de aplicações biomédicas de nanopartículas lipídicas, em palestras realizadas no segundo dia de evento. Ao final, o curso “Aplicações biomédicas de nanopartículas lipídicas: da teoria à prática”, ministrado pelas professoras da Universidade do Porto no dia 19, marcou o encerramento da comemoração de duas décadas de contribuições do Programa para o desenvolvimento acadêmico e científico na área farmacêutica. A atividade contou com coffe break todos os dias.