PPGENF realiza IV Workshop do Estágio Docente e debate desafios da formação para a docência

(Foto: arquivo Dênis da Silva Moreira)

O Programa de Pós‑Graduação em Enfermagem (PPGENF) da UNIFAL‑MG promoveu, no dia 15/08, o IV Workshop do Estágio Docente. O encontro reuniu mestrandos, doutorandos, docentes e a professora convidada da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Rosângela Minardi Mitre Cotta, tornando‑se um espaço de troca de experiências e reflexão sobre a formação pedagógica no ensino superior.

A abertura ficou a cargo da coordenadora do PPGENF, Profa. Namie Okino Sawada. Ela destacou que o evento é fundamental para dar visibilidade às vivências dos pós‑graduandos no dia a dia do professor e para “estimular reflexões sobre processos formativos e práticas pedagógicas”. Para Sawada, quando os estudantes relatam seus desafios e descobertas no estágio, contribuem para construir uma identidade docente mais crítica e inovadora.

Na sequência, a Profa. Rosângela Minardi Mitre Cotta, especialista em programas de desenvolvimento docente da UFV e coordenadora do Programa de Inovação em Docência Universitária (PRODUS), ministrou a webconferência “Estágio Docente e a formação de pós‑graduandos em Enfermagem: práxis, desafios e impactos na educação superior”. A palestrante discutiu a necessidade de articular teoria e prática, apresentou experiências de inovação pedagógica e chamou atenção para o uso de metodologias ativas e tecnologias digitais no processo de ensino‑aprendizagem.

De acordo com a organização do workshop, as atividades incluíram ainda apresentações de pesquisas e relatos de experiências. “Os trabalhos abordaram desde a inserção dos estagiários em sala de aula até a adoção de metodologias participativas. Ao final, os participantes concluíram que a experiência do estágio vai além da simples prática: ela ajuda a desenvolver competências pedagógicas e a compreender o papel social do professor”, informaram.

Durante a mesa de encerramento, o coordenador da disciplina de Estágio Docente, Prof. Denis da Silva Moreira, ressaltou que o workshop se consolidou como um espaço de motivação para futuros projetos. Segundo ele, o debate mostrou que o PPGENF está comprometido em preparar pós‑graduandos para enfrentar os desafios contemporâneos do ensino superior e em fortalecer a função social da Universidade como promotora de inovação e qualidade.

Para o docente, com uma programação diversificada, o IV Workshop do Estágio Docente reafirmou a importância de integrar teoria e prática na formação de professores. “Ao valorizar o relato dos pós‑graduandos e promover discussões sobre inovação pedagógica, o PPGENF mostra que a formação docente, para além de uma exigência normativa, é um processo de construção coletiva que busca qualidade e transformação social”, concluiu.

Participe do Jornal UNIFAL-MG!

Você tem uma ideia de pauta ou gostaria de ver uma matéria publicada? Contribua para a construção do nosso jornal enviando sugestões ou pedidos de publicação. Seja você estudante, professor, técnico ou membro da comunidade, sua voz é essencial para ampliarmos o alcance e a diversidade de temas abordados.

LEIA TAMBÉM