O professor do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT), Diego de Souza Sardinha, atual vice-diretor do campus Poços de Caldas e membro da Comissão das Águas, grupo de trabalho que analisa e estuda os agravos ambientais nas águas do município, representou a UNIFAL-MG na Câmara Municipal dos Vereadores de Poços de Caldas (MG). A reunião, realizada em 18/09, teve como pauta a discussão de medidas de identificação de fontes poluidoras e monitoramento das águas da cidade.
De acordo com o professor Diego, para a identificação de fontes poluidoras, o DMAE já possui um levantamento prévio de possíveis fontes pontuais, ou seja, aquelas que são identificadas com facilidade e que também são individuais (indústrias, esgotos, lixões, mineração, etc). E para o monitoramento, foram discutidas possíveis medidas levando-se em conta a coleta de dados e de amostras de água, de modo a gerar informações que possam ser utilizadas para a definição das condições presentes de qualidade da água.
“Neste sentido, ficou acordado que será realizada uma campanha prévia de amostragens de água e sedimentos de fundo no Reservatório Bortolan de Poços de Caldas. Esta amostragem envolverá a Câmara Municipal, Guarda Verde, DMAE, UNIFAL-MG e CNEN. A Câmara será responsável pela integração dos órgãos, Guarda Verde pela logística na amostragem dentro do reservatório, DMAE pela análise biológica, UNIFAL-MG pela coleta de amostras, análises físico-química, nutrientes e pesticida, e a CNEN pela análise de metais e radiológica”, informou o vice-diretor do campus Poços de Caldas.
Ainda segundo o professor Diego, “esta é uma oportunidade única para o início de um trabalho envolvendo a integração dos órgãos públicos, privados e a comunidade. Eu e Prof. Gunther Brucha, que também é membro da Comissão e atua no monitoramento da qualidade das águas e sedimentos de fundo, teremos a oportunidade de desenvolver trabalhos de conclusão de curso (TCC), mestrado e doutorado com discentes de graduação e pós-graduação da UNIFAL-MG, visando a caracterização, diagnóstico e proteção do Reservatório Bortolan em Poços de Caldas”, afirmou.
A reunião contou com vereadores de Poços de Caldas e representantes das Indústrias Nucleares Brasileiras (INB), Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Departamento Municipal de Águas e Esgotos de Poços de Caldas (DMAE) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente.