No dia 23/10, o Jornal EPTV 1ª edição veiculou reportagem sobre as condições climáticas no Sul de Minas. Na ocasião, o professor Paulo Henrique de Souza, do Instituto de Ciências da Natureza (ICN) da UNIFAL-MG, concedeu entrevista e explicou por que o município de Passos-MG está entre os que mais sofrem com as altas temperaturas.
“A região da cidade de Passos-MG está situada em uma zona de transição. Temos um relevo mais rugoso e mais acidentado. Como Passos-MG está próxima ao contexto do Sul de Minas, a avaliação costuma ser feita em relação a essas áreas, onde a topografia provoca um movimento mais acentuado do ar frio, que estás cumes das nossas montanhas, dos nossos morros, em direção ao fundo de vale. Situação que não se vivencia em Passos-MG e, por isso, sente-se uma mudança que se deve à condição topográfica menos acidentada”, explica o docente.
Além disso, o professor explica que as chuvas e as temperaturas acima da média registradas estão associadas ao fenômeno climático La Niña, que influencia os padrões atmosféricos locais.
Confira a reportagem completa no Jornal EPTV 1ª edição.














