A professora Fernanda Aparecida Ribeiro, do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) da UNIFAL-MG, é uma das participantes do documentário “Cinco Mulheres do Brasil”, atualmente em exibição na TV Brasil durante o mês de setembro. Dirigida por Paulo Markun, a série explora a vida de cinco figuras femininas históricas: Anita Garibaldi, Maria Quitéria, Chiquinha Gonzaga, Nair de Teffé e Domitila de Castro, Marquesa de Santos. O episódio em que a professora participou foi exibido no dia 15 de setembro.
“Tudo começou ainda em 2021, quando a produtora me contatou para a entrevista realizada na sede da produtora em SP. Além de mim, o próprio Markun aparece como entrevistado falando de Anita e um cartunista que fez a história de Anita em HQ’s. Era a primeira etapa de um longo processo do documentário”, contou a docente.
A participação da professora Fernanda no terceiro episódio do documentário se deve à sua tese de doutorado, intitulada “Anita Garibaldi coberta por histórias“, que foi lançada em e-book em 2011 pela Cultura Acadêmica, da Editora da Unesp. Sua pesquisa explora a vida de Anita Garibaldi por meio da análise de várias biografias e quatro romances latino-americanos, confrontando as diferentes visões sobre a figura de Anita como heroína.
Realizada na sede da produtora em São Paulo, a entrevista da professora Fernanda foi uma das várias conduzidas para o documentário, que também contou com a participação de outros historiadores e cartunistas responsáveis por analisar a trajetória de Anita Garibaldi em múltiplas mídias, como histórias em quadrinhos.
Transmitido à meia-noite, de domingo para segunda, na TV Brasil, o documentário “Cinco Mulheres do Brasil” oferece uma abordagem diversa sobre o papel dessas mulheres na história do país. O último episódio da série foi exibido no dia 29/09.
Acompanhe: https://tvbrasil.ebc.com.br/cinco-mulheres-do-brasil