Projeto da UNIFAL-MG mostra novas perspectivas sobre a Matemática e o ensino superior a estudantes do ensino médio da região

Registro mostra o professor Franco Bassi Rocha e o professor Evandro Monteiro em bate-papo com estudantes do ensino médio. (Foto: Arquivo/ Franco Bassi Rocha)

Em continuidade às atividades iniciadas no ano passado, o projeto de extensão Desmistificando a Matemática: um caminho para a graduação promove visitas a escolas públicas de Alfenas e cidades da região, para ampliar a percepção dos estudantes de ensino médio sobre as possibilidades acadêmicas e profissionais que a Matemática e a UNIFAL-MG oferecem.

Iniciativa contribui para ampliar a percepção dos estudantes sobre as possibilidades acadêmicas e profissionais que a Matemática e a UNIFAL-MG oferecem. (Foto: Arquivo/Franco Bassi Rocha)

A ação é desenvolvida pelos professores Franco Bassi Rocha e Evandro Monteiro, do Departamento de Matemática do Instituto de Ciências Exatas (ICEx) da Instituição, em colaboração com os discentes do curso de Matemática. As visitas iniciaram-se em maio e seguem até dezembro.

“A proposta dessas visitas é desmistificar a percepção negativa da Matemática, bem como da profissão de licenciado na área, ampliando os horizontes de atuação, dentro e fora do ambiente escolar”, explica o professor Franco Rocha.

O professor Evandro Monteiro distribui folhetos explicativos aos estudantes, sobre as oportunidades oferecidas pela UNIFAL-MG. (Foto: Arquivo/Franco Bassi Rocha)

Durante as visitas, a equipe fala sobre o curso de Matemática e apresenta a UNIFAL-MG como instituição pública, gratuita e de qualidade, que oferece uma variedade de cursos de graduação e oportunidades para o futuro profissional.

“Nós destacamos as oportunidades institucionais, como bolsas de Iniciação Científica, de extensão, de monitoria, do Programa de Educação Tutorial (PET), além de mencionar a possibilidade de auxílios estudantis”, conta, reforçando que procuram destacar a importância de os estudantes fazerem o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “Este ano, mencionamos o vestibular que a UNIFAL-MG está ofertando”, acrescenta.

Até setembro de 2025, o projeto já passou por escolas públicas de Campo do Meio, Campos Gerais, Fama, Elói Mendes, Areado, Alterosa, Divisa Nova, São João da Mata e Poço Fundo. Para os últimos meses do ano, estão programadas visitas às cidades de Serrania e Machado, além de novas ações nas escolas de Alfenas e região.

Participe do Jornal UNIFAL-MG!

Você tem uma ideia de pauta ou gostaria de ver uma matéria publicada? Contribua para a construção do nosso jornal enviando sugestões ou pedidos de publicação. Seja você estudante, professor, técnico ou membro da comunidade, sua voz é essencial para ampliarmos o alcance e a diversidade de temas abordados.

LEIA TAMBÉM