A Associação Brasileira de Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares (ABFIAE) estima que os preços dos materiais escolares devam registrar um aumento de até 9% neste ano. Diante desse cenário, o professor Fernando Batista Pereira, do Núcleo de Estudos em Economia Aplicada (NEEAP), ofereceu orientações para os consumidores em entrevista ao jornal da EPTV – 1ª edição, exibida no dia 8 de janeiro.
“O reaproveitamento, sem dúvida, é a melhor, porque muitas vezes esse material já foi adquirido no ano passado e foi utilizado muito pouco”, orientou o professor a respeito das opções na hora de adquirir os materiais escolares. Outra alternativa sugerida pelo docente é o uso da internet para pesquisar preços, incluindo o custo do frete. Após essa etapa, o professor recomenda visitar as papelarias para comparar os valores, negociar descontos ou combinar compras online e presenciais.
O especialista também alerta sobre os riscos de adiar as compras até a última hora. Segundo ele, é improvável que os preços diminuam.
Assista a reportagem completa pela Globo Play.