“Recebo esse reconhecimento como representante da instituição cuja trajetória se confunde com a própria história da cidade: a nossa querida Universidade Federal de Alfenas”! Essa afirmação marcou o discurso do professor Sandro Amadeu Cerveira, reitor da UNIFAL-MG, em cerimônia na Câmara Municipal de Alfenas. Sandro Cerveira recebeu o título de Cidadão Honorário e o diploma de Honra ao Mérito do legislativo municipal, entregues em solenidade realizada no dia 8 de novembro.
“Meu muito obrigado a comunidade que tenho a honra de representar. Agradeço a cada companheiro e companheira de construção da Universidade Pública: docentes e técnicos em exercício ou aposentados com quem tive a honra de conviver, nossos colegas terceirizados que tanto orgulho demonstram por serem também UNIFAL-MG, nossas estagiárias e estagiários”, destaca.
O Diploma de Honra ao Mérito foi concedido pelo Decreto Legislativo n° 25/2022, proposto pelo vereador Carlinho Vardemá (PSB). O decreto, assinado pelo vereador Jaime Daniel, presidente da Câmara à época, justifica a concessão do reconhecimento: “Fica concedido Diploma de Honra ao Mérito ao Professor Sandro Amadeu Cerveira, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao Município na área acadêmica, como competente pesquisador científico e atual Reitor da Universidade Federal de Alfenas UNIFAL-MG”, consta no Art. 1° .
“Quando estou fora e falo sobre Alfenas, sinto muito orgulho de dizer que temos uma UNIFAL-MG aqui. Muitas pessoas, especialmente as mais antigas, perguntam sobre a Escola de Farmácia e ficam surpresas ao saber da transformação e do crescimento da UNIFAL-MG. Hoje, ao receber essas merecidas homenagens nesta casa, você mostra que fez, faz e ainda fará a diferença. É por isso que você está aqui hoje”, relatou o vereador Carlinho Vardemá, na presidência da Solenidade
O título de Cidadão Honorário foi concedido pelo Decreto Legislativo n° 6/2023, proposto pela vereadora Kátia Goyatá (PDT), e segue a justificativa da concessão do Diploma de Honra ao Mérito decreto. De acordo com a vereadora, ambas honrarias tornaram público o reconhecimento pelo trabalho prestado à cidade de Alfenas. “Nossa UNIFAL-MG, uma instituição centenária, nos enche de orgulho. Acho que toda pessoa apaixonada por Alfenas respeita a UNIFAL-MG, e isso é muito importante. Quero dizer que, onde quer que eu esteja, sempre falarei da UNIFAL-MG, dessa instituição fantástica, de todos os programas e de tudo que ajudou Alfenas a se desenvolver e crescer”, ressaltou.
Sandro Cerveira é professor de Ciências Políticas na UNIFAL-MG desde 2010. É natural de São Sebastião do Caí/RS e, antes de se tornar professor da UNIFAL-MG, foi chefe de gabinete na Secretaria de Serviços Sociais da regional norte da prefeitura de Belo Horizonte e lecionou em instituições particulares. Foi eleito reitor em 2018, no segundo turno da consulta à comunidade, e reeleito em primeiro turno na consulta realizada em 2022.
Durante o seu discurso na Câmara Municipal, o reitor relatou sua trajetória e ressaltou a parceria dos companheiros de gestão da UNIFAL-MG e a importância dos quase 7 mil alunos da Universidade. “Aos estudantes e às estudantes, registro minha gratidão também. É óbvio dizer que sem vocês não existiria universidade, mas eu quero dizer mais. Eu quero dizer que não fosse a participação ativa de vocês na vida da universidade nossas decisões seriam menos qualificadas, nossa instituição seria mais engessada, nossos corredores menos alegres e nossas próprias vidas profissionais mais monótonas”.
Além dos vereadores proponentes dos reconhecimentos, a sessão solene da Câmara Municipal contou com a presença do vereador Jaime Daniel (União) e das vereadoras Tani Rose (PT) e Teresa de Paula (PL), e de membros da comunidade acadêmica da UNIFAL-MG. Em homenagem ao reitor, o professor Wellington Lima, pró-reitor de graduação, apresentou a composição “Mineiridades”. A solenidade está disponível no canal oficial da Câmara Municipal no Youtube (https://www.youtube.com/live/XKeDWgRXuBo).
Reconhecimento do Legislativo
A UNIFAL-MG é frequente parceira da prefeitura e da Câmara Municipal de Alfenas. Tanto que durante as eleições municipais deste ano, os candidatos a prefeito e diversos candidatos a vereador, manifestaram interesse em continuar e a ampliar as iniciativas conjuntas desenvolvidas com a Universidade.
“As potencialidades de contribuição da UNIFAL-MG para cidade de Alfenas e para toda região são inúmeras. Temos profissionais de referência em diversas áreas, pesquisa de ponta e prestação de serviços de qualidade. E nós sempre seremos parceiros da gestão que combata a desigualdade e vise o desenvolvimento sustentável”, enfatiza Sandro Cerveira.
Em 2024, a vereadora Kátia Goyatá, em uma iniciativa inédita do legislativo, concedeu um emenda impositiva de R$ 100 mil para investimento no programa Universidade Aberta à Terceira Idade, desenvolvido desde 2000 pela Extensão Universitária da UNIFAL-MG. “E com muito orgulho, quero dizer que uma das minhas últimas ações como vereadora […]. Como vocês sabem, esta casa tem sua representatividade renovada a cada quatro anos, e essa foi uma ‘saideira’ da qual tenho muito orgulho. Destinamos esse recurso para Universidade porque confiamos no trabalho que ela realiza e sabemos que esse recurso será bem utilizado em prol dos nossos idosos”, explicou a vereadora.
“A vereadora Kátia tem se destacado por sua luta em defesa dos direitos das mulheres e da democracia. O seu apoio na conexão da Câmara Municipal com a Universidade mostra que seu compromisso com a defesa das instituições democráticas, dentre as quais a universidade tem papel crucial. E isso não é algo meramente retórico, mas é concreto, consistente e constante, assim como precisa ser nossa defesa da democracia”, argumentou Sandro Cerveira.
Em relação ao diploma de Honra ao Mérito, o reitor agradeceu a parceria do vereador Carlinho Vardemá. “Carlinho é famoso e reconhecido por sua obra social. E se aproximou da universidade e, sua iniciativa, foi fundamental para o nascimento da Escola do Legislativo, que coloca Alfenas entre as cidades cuja parceria com a Universidade na formação cidadão é exemplar na construção de uma democracia qualificada pelo diálogo e pela apropriação do conhecimento acadêmico na vida política concreta”.
No discurso de encerramento, o presidente da sessão solene e da Câmara Municipal, Carlinho Vardemá, parabenizou a gestão do professor Sandro pelo crescimento da UNIFAL-MG, e reforçou o merecimento do título e da honraria concedidas: “Nestes 16 anos como vereador, nunca presenciei uma pessoa receber dois títulos ao mesmo tempo. É realmente especial. Muitos pedem para estar aqui, mas vocês, Sandro, não precisaram pedir. Vocês fizeram por merecer e, com certeza, estarão sempre aqui em nossos corações e lembranças. Saiba que Alfenas hoje está em festa para recebê-lo como mais novo cidadão honorário. Parabéns, Sandro, você merece! E parabéns, Kátia, por essa indicação e lembrança especial”, finalizou.