Reitoria da UNIFAL-MG realiza reuniões com pré-candidatos à Prefeitura de Alfenas para ouvir propostas e apresentar demandas da Universidade

Fábio Florêncio é pré-candidato à reeleição e reforça a importância da parceria com a UNIFAL-MG. (foto: Ivanei Salgado/Dicom)

Com as eleições municipais deste ano, a reitoria da UNIFAL-MG, por meio do reitor Sandro Amadeu Cerveira e do vice-reitor Alessandro Antônio Costa Pereira, vai se reunir com os pré-candidatos a prefeito da cidade de Alfenas/MG, sede da Universidade. A proposta é apresentar demandas e ouvir propostas de interesse geral e, principalmente, aquelas voltadas às atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão universitária da UNIFAL-MG. As duas primeiras reuniões foram realizadas, respectivamente, nos dias 18 e 19 de junho, com Fábio Marques Florêncio (PT), atual prefeito e pré-candidato à reeleição, e com a pré-candidata Rose Modesto, do MDB.

Ao pré-candidato à reeleição, foram apresentadas demandas referente a infraestrutura. Na foto, professor Sandro Cerveira, mostra o terreno ao lado do prédio da Extensão, de propriedade da UNIFAL-MG. (Foto: Ivanei Salgado/Dicom)

No encontro com o pré-candidato Fábio Florêncio, acompanhado também pelo chefe de gabinete Gilberto França, realizado no dia 18 de junho, o reitor apresentou demandas como a necessidade de ampliação de estrutura e de investimentos em projetos para aumento do atendimento à população nas clínicas de Fisioterapia, Odontologia e de Especialidades Médicas, e por projetos de extensão. “A UNIFAL-MG tem interesse em ampliar as parcerias e expandir projetos”, enfatizou o reitor.

A conversa também abordou assuntos como segurança pública, uso de recursos financeiros na gestão pública, saúde pública e infraestrutura. Entre os temas, o reitor resgatou a proposta do projeto “Espaço de Ciência”, um empreendimento para abrigar e apresentar projetos científicos e de extensão, como em um museu interativo.

Em sua fala, o pré-candidato Fábio Florência reforçou a importância universitária da cidade de Alfenas e da atuação da UNIFAL-MG, sempre parceira da prefeitura em diversas iniciativas. “Nós queremos ‘explorar’, no bom sentido, as potencialidades da Universidade. Sabemos que a UNIFAL-MG é referência e pode contribuir muito com a prefeitura e a população de Alfenas”, destacou.

Rose Modesto (MDB) concorre ao seu primeiro cargo público eletivo e reconhece a relevância da UNIFAL-MG para cidade de Alfenas e região. (Foto: Ivanei Salgado/Dicom)

Na segunda reunião com pré-candidatos à prefeitura de Alfenas, no dia 19 de junho, a reitoria recebeu Rose Modesto (MDB). A pré-candidata é servidora aposentada da Caixa Econômica Federal, ex-secretária de da Fazenda e concorre pela primeira vez a um cargo público eletivo, e enfatizou a importância de projetos estruturantes e da consolidação de parcerias com a UNIFAL-MG.

Reitor apresentou à pré-candidata o portfólio de ações e atividades da UNIFAL-MG. (Foto: Ivanei Salgado/Dicom)

O professor Sandro Cerveira apresentou para a pré-candidata, as potencialidades da UNIFAL-MG em diversas áreas, desde a pesquisa, projetos de extensão, cursos e prestação de serviços. “A UNIFAL-MG possui capacidade para oferecer diversos serviços ao poder público municipal, inclusive oferecer cursos de formação para professores da rede pública”, reforçou o reitor.

A pré-candidata Rose Modesto considera a UNIFAL-MG como uma instituição de importância na cidade que contribui muito para formação de profissionais mais qualificados. “Eu percebo que, nos últimos anos, a UNIFAL-MG passou a se aproximar mais da população e se tornou ainda mais conhecida”, avalia.  E diante do portfólio de ações da Universidade, a pré-candidata afirmou: “Vocês têm muito trabalho! Muitas ações!”, ressaltou Rose Modesto.

As reuniões com outros pré-candidatos serão realizadas ao longo do mês de junho. No dia 21, o encontro será com o pré-candidato Marcelo Polo, do PV, e no dia 24 com Jaime Daniel, do União Brasil. A iniciativa da reitoria é estreitar a relação entre a cidade e a Universidade.

“A UNIFAL-MG cumpre um papel muito significativo nas cidades onde possuímos campus. Esse impacto é verificado no PIB local, seja pela geração de empregos, pelo consumo e pelo mercado imobiliário, e também pelo nosso papel de apresentar questões e realizar ações para que a vida do cidadão ganhe em qualidade cidadã”, enfatizou o reitor da UNIFAL-MG, Prof. Sandro Cerveira.

Fotos: Ivanei Salgado/Dicom