A 16ª Semana de Museus da UNIFAL-MG ocorre, em Alfenas/MG, entre os dias 28/05 e 01/06. O evento, interligado à 23ª Semana Nacional dos Museus (SNM), acontece no Museu da Memória e Patrimônio da Universidade (MMP) e abrange palestras, mesas redondas, trabalhos orais, apresentações de música, visitas guiadas e teatro de Fantoches. As inscrições de participação podem ser realizadas na plataforma CAEX.
No dia 28/05, às 18h30, ocorre, na Secretaria de Cultura do município, apresentação musical do trio Nobres Pardais. A mesa de abertura do evento, que conta com a presença do reitor da Universidade, Sandro Amadeu Cerveira, de autoridades locais e dos diretores do Museu da UNIFAL-MG acontece às 19h, no mesmo local. Ainda no dia 28/05, acontecem a mesa redonda “Quilombo Campo Grande: Raízes Resistência e Renovação”, mediada por Tani Rose Ribeiro, e a exposição de fotografias “Memórias do Quilombo Campo Grande: uma jornada através do tempo”. As ações são finalizadas às 22 horas.
O segundo dia começa com uma visitação guiada, a ser realizada com agendamento prévio, ao Museu da UNIFAL-MG, das 8h Às 17h, e segue com exposição “Mar de Plástico”, composta quadros confeccionados com materiais reciclados pela artista Nádia Alonso para a ilustração de livro com mesmo nome, escrito por Felipe Schuery e publicado pela Cria Editora. As atividades do dia 29/05, realizadas no MMP, acabam com a palestra “Passados e presentes: patrimônios e memórias negras e afro-indígenas em comunidades mineiras”, ministrada pela professora Lívia Monteiro, do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) da UNIFAL-MG.

As ações do dia 30/05, que também ocorrem no MMP, dividem-se entre visitações (na parte da manhã e tarde) e palestras. Às 19h, ocorre a palestra “Museu, Patrimônio e Comunidades” e, às 20h, a mesa redonda “Vivências dos bastidores, expografia e montagem da exposição ‘Recortes da EFOA à UNIFAL-MG’”, composta pela professora Andrea Paffaro, do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB), por Bianca Amaral, secretária do MMP, e João Francisco Vitório Rodrigues, vice-coordenador executivo do MMP.
No dia 31/05, durante a manhã, no período das 10h às 10h45, ocorre apresentação de teatro de fantoches voltado para a Educação Patrimonial. Na parte da tarde, a partir das 13h, acontecem as apresentações dos trabalhos inscritos para apresentação oral. Às 19h, o projeto “Museu Itinerante de Saúde e Ciências: educação para vacinação em comunidades quilombolas rurais do Sul de Minas Gerais” é apresentado por Patrícia Paiva Corsetti de Almeida, professora do ICB. Por fim, as ações do evento terminam com uma apresentação musical da Camerata Theophillus e com a mesa de encerramento, que conta, novamente, com a presença do reitor da UNIFAL-MG, de autoridades locais e dos diretores do Museu. Ainda, no dia 01/06, às 9h, ocorre roda de leitura infantil coordenada pelas professoras Daniela Eufrásio e Renata Junqueira, do ICHL.
A 16ª Semana Nacional de Museus na UNIFAL-MG, vinculada à 23ª Semana Nacional dos Museus, com o objetivo de debater “o futuro dos museus em comunidades em rápida transformação”, contribui para com a divulgação de diversas ações de ensino, pesquisa e extensão da Universidade, além de valorizar trabalhos artísticos e musicais produzidos pela comunidade.
*Luana Bruno é estagiária da Diretoria de Comunicação da UNIFAL-MG.