UNIFAL-MG celebra 25 anos da turma de Enfermagem de 1999 em cerimônia de Jubileu

Turma reunida com professores e representantes da graduação de Enfermagem. (Foto: arquivo/Dicom)

A UNIFAL-MG comemorou, na última sexta-feira (29/11), o jubileu de prata do curso de Enfermagem da turma de 1999. A turma que carrega o nome do professor José Luiz Vieira contou com 23 jubilados que receberam os diplomas comemorativos ao lado de familiares e amigos.

Estiveram presentes na solenidade o vice-reitor da Universidade, Prof. Alessandro Antônio Costa Pereira, que compôs a mesa de honra ao lado da pró-reitora adjunta de graduação, Profa. Roberta Seron Sanches; da diretora da Escola de Enfermagem, Profa. Cristiane Aparecida Silveira Monteiro; da coordenadora do curso de Enfermagem, Profa. Vânia Regina Bressan; da patronesse da turma, Profa. Silvana Maria Coelho Leite Fava; da professora homenageada, Profa. Eliza Maria Rezende Dazio; e da oradora da turma, Renata Cristina de Araújo.

Na ocasião, o enfermeiro Alexandre Souza Morais renovou o juramento do curso de Enfermagem acompanhado dos demais colegas presentes. Os jubilados receberam os diplomas comemorativos entregues pelo vice-reitor, Prof. Alessandro Pereira; pela Profa. Silvana Fava e, posteriormente, pela Profa. Cristiane Monteiro. Após a entrega dos diplomas, a turma entregou lembranças aos professores presentes como forma de prestar uma homenagem e agradecimento.

Renata Araújo, oradora da turma, em seu pronunciamento. (Foto: arquivo/Dicom)

Em seguida, a enfermeira Renata Araújo, oradora da turma, proferiu sua mensagem aos colegas jubilados. Após fazer uma retrospectiva de lembranças dos bons momentos vivenciados pela turma na antiga Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas (EFOA), ela agradeceu a Instituição pelas experiências profissionais adquiridas durante a graduação. “Foram anos dedicados à vida, à saúde e, principalmente, honrando nossos pacientes. Saímos aptos para trabalhar em qualquer área, em qualquer lugar. Olhando para o futuro, temos pela frente um mundo ainda desafiador e em constante transformação, que nos reserva ainda muitos desafios e, cabe a nós enfrentrá-los de peito aberto, com a coragem exigida de todo o ‘efoano'”, finalizou.

Professora homenageada, Eliza Dazio, em seu discurso. (Foto: arquivo/Dicom)

A professora homenageada, Eliza Dazio, também falou do impacto da formação em Enfermagem na vida dos jubilados: “Tenho certeza que vocês conseguem ver o ser humano hoje na sua integralidade, que muitos passaram por situações diversas, mas que conseguiram com a formação que a gente tentou oferecer e que vocês, cada um de vocês, também fizeram a sua parte para realmente conseguirem sobreviver nessa enfermagem e a gente tem que fazer muito, mas muito ainda, sabe? Nós temos que mostrar que nós somos a profissão do cuidado humano e que nenhuma inteligência artificial, nenhum site GPT vai substituir um toque, um olhar carinhoso, um sorriso e o conhecimento científico, porque nós temos a profissão da arte, sim, mas nós temos a ciência, o conhecimento, o raciocínio clínico. E que a gente consiga, no decorrer desses anos, com muito sucesso, com muita clareza, ver o ser humano na sua integralidade, trabalhar a compaixão e a solidariedade.”

Profa. Silvana Fava, a patronesse da turma, durante sua fala. (Foto: arquivo/Dicom)

Em seu pronunciamento, a patronesse da turma, Profa. Silvana Fava, destacou a importância de todas as pessoas presentes na vida dos profissionais jubilados. “A formação de vocês foi um reflexo do esforço conjunto de todos, mestres, pais, filhos, amigos e sobretudo o esforço de vocês. Hoje celebramos não apenas a trajetória individual de cada um, mas também o impacto coletivo de sua dedicação. Vocês construíram carreiras brilhantes, inspiraram novas gerações de enfermeiros e deixaram uma marca indelével na história da Enfermagem”, pronunciou.

Prof. Alessandro Pereira, vice reitor da UNIFAL-MG, em seu pronunciamento. (Foto: arquivo/Dicom)

O vice-reitor da UNIFAL-MG, reitor em exercício na cerimônia, Prof. Alessandro Pereira, afirmou em sua fala: “são três momentos importantes que a gente tem como aluno, como professor, como gestor. O primeiro é o de recebê-los, no dia da calorada, depois, quando vocês terminam e graduam, colam o grau, a gente fica aliviado, vocês também. E, agora, nesses encontros de 25 e futuramente de 50 anos. São momentos muito importantes. E eu agradeço vocês terem escolhido Afenas e a UNIFAL-MG para comemorar os 25 anos.”

Pronunciaram, também, durante a cerimônia a pró-reitora adjunta de graduação, Profa. Roberta Sanches; a diretora da Escola de Enfermagem, Profa. Cristiane Monteiro; e a coordenadora do curso de Enfermagem, Profa. Vânia Bressan.

Gratidão e Conquista
Elina Rosa Coelho, enfermeira formada pela turma de 1996-1999, comemorou o jubileu de prata ao lado de amigos e familiares. (Foto: arquivo/Dicom)

Elina Rosa Coelho, coordenadora de um Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPSi) em Divinópolis, Minas Gerais, compartilhou suas reflexões sobre sua trajetória profissional e as emoções ao retornar à UNIFAL-MG. Formada em Enfermagem pela Instituição, ela contou que trabalhou por 19 anos em serviços de urgência e emergência, e atualmente está à frente da coordenação de um CAPSi, serviço cujo projeto foi idealizado por ela e inaugurado no município em 2020.

Ao falar sobre a experiência de retornar à Universidade para a celebração do jubileu de prata, Elina Coelho destacou a emoção do momento. “Quando você entra na faculdade, na universidade, é como se você pertencesse mesmo àquele espaço. Meu coração disparou, senti uma taquicardia. Estava com meus dois filhos e disse a eles: ‘Venham conhecer onde a mamãe se formou’. Foi muito bom estar de volta ao espaço onde aprendi, onde me formei, reencontrar colegas e professores e conversar com eles”, relatou.

A enfermeira também aproveitou para agradecer pelo momento e enfatizou a importância da educação superior, especialmente em instituições públicas. “Agradeço primeiramente a Deus por esse momento e aos professores. Uma fala do reitor me marcou muito: é preciso levar aos jovens a importância da universidade. Hoje se buscam outras formas de aprendizado, mas a universidade nos faz crescer, nos torna pessoas melhores e capacitadas. Quando você diz que fez uma faculdade federal, isso tem um peso muito grande, até na hora de procurar emprego. As portas se abrem com mais facilidade para você”, finalizou.

Confira, abaixo, as fotos da cerimônia de jubileu de prata da Turma Professor José Luiz Vieira, de 1999. (Foto: arquivo/Dicom)

Participe do Jornal UNIFAL-MG!

Você tem uma ideia de pauta ou gostaria de ver uma matéria publicada? Contribua para a construção do nosso jornal enviando sugestões ou pedidos de publicação. Seja você estudante, professor, técnico ou membro da comunidade, sua voz é essencial para ampliarmos o alcance e a diversidade de temas abordados.

LEIA TAMBÉM