UNIFAL-MG celebra jubileu de prata da turma de Odontologia de 1999 com homenagens e reencontros emocionantes

Membros da Turma "Prof. Helio Melicio de Souza Junior", do ano de 1999, presentes na comemoração de jubileu de prata. (Foto: arquivo/Dicom)

Na última sexta-feira (20), a UNIFAL-MG comemorou o jubileu de prata do curso de Odontologia da turma de 1999. A turma que carrega o nome do professor Hélio Melicio de Souza Júnior contou com 33 jubilados que receberam os diplomas comemorativos ao lado de familiares e amigos.

Cirurgiã-dentista da turma de 1999 recebendo o diploma comemorativo das mãos do vice-reitor e do paraninfo da turma, ao lado do filho. (Foto: arquivo/Dicom)

Estiveram presentes na solenidade o vice-reitor da Universidade, Prof. Alessandro Antônio Costa Pereira, que compôs a mesa de honra ao lado do pró-reitor de graduação, Prof. Wellington Ferreira Lima; do vice-diretor da Faculdade de Odontologia, Prof. Daniel Augusto de Faria Almeida; da coordenadora do curso de Odontologia, Profa. Mírian Galvão Bueno de Rezende; e do paraninfo da turma à época, Prof. Noé Vital Ribeiro Júnior.

Os jubilados receberam os diplomas comemorativos entregues pelo vice-reitor, Prof. Alessandro Pereira, e pelo paraninfo da turma, Prof. Noé Ribeiro Júnior. Em seguida, a cirurgiã-dentista Elaine Henrique da Rocha prestou homenagem ao professor Noé Ribeiro Júnior em nome da turma.

Nielsen Vilela Massahud durante o pronunciamento. (Foto: arquivo/Dicom)

Após a homenagem, o cirurgião-dentista Nielsen Vilela Massahud proferiu sua mensagem aos colegas jubilados: “esses anos não representam apenas o tempo de conhecimento técnico-científico, mas de experiências e aprendizado com colegas de diferentes regiões, professores com diferentes metodologias, isso tudo trouxe para nós um crescimento pessoal e profissional”, afirmou.

“Somos gratos a esta Instituição, aos professores e técnicos, todos os que contribuíram, de alguma forma, para a nossa formação. Estamos orgulhosos e felizes pela oportunidade de fazer parte da história dessa Universidade centenária e contribuído para o legado da Instituição”, completou Nielsen Massahud.

Prof. Noé Vital Ribeiro Junior proferindo sua mensagem à turma. (Foto: arquivo/Dicom)

O paraninfo da turma à época, professor Noé Ribeiro Júnior, em sua homenagem aos jubilados da turma, marcou a importância da turma na história da UNIFAL-MG e expressou gratidão por ter sido escolhido por eles como profissional de inspiração, o paraninfo. “Nossas vidas tomaram caminhos diversos e, hoje, estamos aqui todos nós para dividirmos nossas experiências. Tenho certeza de que os momentos bons que vivemos aqui ficará para sempre em nossas memórias”, salientou.

Na ocasião, a coordenadora do curso de Odontologia, Profa. Mírian de Rezende, declarou: “apesar das mudanças e do novo formato que os cursos foram ganhando, gostaríamos muito que vocês se sentissem parte dessa história, a Faculdade de Odontologia e a UNIFAL-MG continuam sendo a casa de vocês, um lugar muito especial.”

Para o vice-diretor da Faculdade de Odontologia, Prof. Daniel Almeida, o jubileu de prata é um momento de reflexão sobre as conquistas, inovações e contribuições que o curso trouxe aos profissionais e à comunidade. “Ao longo desses anos, a Faculdade de Odontologia da UNIFAL-MG tem se esforçado para ser um farol de excelência em educação, comprometida com a formação de profissionais altamente qualificados e dedicados, como eu tenho certeza que são todos vocês”, frisou o docente.

O pró-reitor de Graduação, Prof. Wellington Lima, desejou boas-vindas aos jubilados. “Desejo que vocês se sintam, novamente, bem-vindos a esta casa, porque a Universidade; que outrora foi Efoa, depois Ceufe e, agora, se chama UNIFAL-MG; vem mudando a sigla, mas continua sendo a casa dos alunos que passaram por aqui ao longo desses 110 anos. E graças a esses alunos que passaram por aqui, estamos chegando a esses 110 anos”, declarou.

Vice-reitor da UNIFAL-MG, Prof. Alessandro Pereira, durante o seu pronunciamento. (Foto: arquivo/Dicom)

Para encerrar a cerimônia, o vice-reitor da UNIFAL-MG, Prof. Alessandro Pereira, proferiu sua mensagem ao grupo, destacando a importância do papel do aluno na atuação docente docente. “O bom trabalho de um professor é o aluno que o abaliza”, disse. “Vocês se inscreveram na história da UNIFAL-MG assim como nossa Instituição está inscrita na história de vocês. É importante essa sensação de pertencimento. Apoiem sempre a universidade pública, gratuita e federal, ela é uma universidade de excelência e vocês são a prova disso”, finalizou o vice-reitor.

As celebrações dos jubileus de prata e ouro, que marcam, respectivamente os 25 e 50 anos das turmas, reforçam o vínculo entre a UNIFAL-MG e seus ex-alunos. Essas solenidades registram as conquistas dos egressos e a importância da Universidade em suas trajetórias. Ao retornarem para comemorar, os jubilados reafirmam o papel essencial da UNIFAL-MG em suas vidas, fortalecendo o sentimento de pertencimento e gratidão.

Confira as fotos da comemoração. (Foto: arquivo/Dicom UNIFAL-MG)