Estudantes do Programa de Pós-Graduação em História Ibérica e do curso de História representaram a UNIFAL-MG na 5ª Convenção Internacional de Historiadores e Numismatas – RIO2025. As ações ocorreram entre os dias 02 e 06 de setembro no Rio de Janeiro.
Neste ano, o evento, apoiado pelo governo do estado do Rio de Janeiro, contou com a presença de delegações de 33 países, que representaram os cinco continentes. Na ocasião, reuniram-se especialistas e pesquisadores para debater temas ligados à história monetária, à economia e à cultura material.

Representando a UNIFAL-MG, estiveram presentes os mestrandos Gabriela Nogueira Ferreira e João Vitor Junho Franco, do Programa de Pós-Graduação em História Ibérica, e o discente Marcus Vinícius Lourenço da Cruz, do curso de licenciatura em História. Orientados por Claudio Umpierre Carlan, docente do Instituto de Ciências Humanas e Letras, os pesquisadores apresentaram trabalhos desenvolvidos na Universidade. “Pela primeira vez, foram abertas mesas de apresentações, a partir das quais foi possível a participação dos discentes”, ressalta o professor.
João Vitor Junho Franco, mestrando do Programa de Pós-graduação em História Ibérica, e Marcus Vinícius Lourenço da Cruz, do Curso de História/Iniciação Científica, apresentaram o trabalho “Moeda, produção iconográfica: as moedas romanas do Imperador Diocleciano e a Península Ibérica” na forma de banner. A mestranda Gabriela Ferreira Nogueira, por sua vez, apresentou o trabalho/banner “Análise sobre representações da Deusa Atena nas moedas da Ásia Menor”.
“A participação na 5ª Convenção Internacional de Historiadores e Numismatas – RIO2025 foi de valor inestimável para minha formação acadêmica e desenvolvimento como pesquisadora. As conversas e trocas com outros pesquisadores, especialmente aqueles especializados em numismática da Antiguidade, contribuíram significativamente para o aprofundamento da minha pesquisa. Além disso, acredito que a presença da UNIFAL-MG em um evento de tamanha relevância internacional reforça nosso compromisso com a produção e divulgação de pesquisas de qualidade e socialmente pertinentes”, ressalta Gabriela Nogueira.
Segundo Carlan, a participação dos discentes de pós-graduação e graduação em eventos de divulgação científica é de fundamental importância para a formação acadêmica. “Na 5ª Convenção Internacional de Historiadores e Numismatas, estiveram presentes mais de 400 pessoas, que puderam trocar experiências e conhecer múltiplos processos de pesquisa desenvolvidos em diferentes centros acadêmicos”, ressalta.

“Além disso, no evento, reencontramos tradicionais parceiros do PPGHI, como o professor Carlos Eduardo Campos, da UFMS, Antônio Walter Ribeiro de Barros Jr., da Unisagrado de Bauro e a professora Ana Vico, da Universidade Rey Juan Carlos, na Espanha, que, a partir de 2026, irá receber nossos mestrandos em Madri”, enfatiza Carlan.
O próximo evento acontecerá em 2027, em Buenos Aires/Argentina.
*Texto produzido por Luana Bruno, estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG, sob supervisão de Ivanei Salgado, Diretor de Comunicação Social.