Estudantes da UNIFAL-MG participam da 5ª Convenção Internacional de Historiadores e Numismatas no Rio de Janeiro

As ações ocorreram entre os dias 02 e 06 de setembro
Gabriela Ferreira Nogueira, Marcus Vinícius Lourenço da Cruz e João Vitor Junho Franco, orientandos do professor Claudio Umpierre Carlan, durante V Convenção Internacional de Historiadores e Numismatas – RIO2025. (Fotos: Arquivo Pessoal/Claudio Carlan)

Estudantes do Programa de Pós-Graduação em História Ibérica e do curso de História representaram a UNIFAL-MG na 5ª Convenção Internacional de Historiadores e Numismatas – RIO2025. As ações ocorreram entre os dias 02 e 06 de setembro no Rio de Janeiro. 

Neste ano, o evento, apoiado pelo governo do estado do Rio de Janeiro, contou com a presença de delegações de 33 países, que representaram os cinco continentes. Na ocasião, reuniram-se especialistas e pesquisadores para debater temas ligados à história monetária, à economia e à cultura material.

Equipe da UNIFAL-MG, juntamente com as esquipes da UFMS, da Unisagrado, Bauru e da Universidade Rey Juan Carlos, Espanha.

Representando a UNIFAL-MG, estiveram presentes os mestrandos Gabriela Nogueira Ferreira e João Vitor Junho Franco, do Programa de Pós-Graduação em História Ibérica, e o discente Marcus Vinícius Lourenço da Cruz, do curso de licenciatura em História. Orientados por Claudio Umpierre Carlan, docente do Instituto de Ciências Humanas e Letras, os pesquisadores apresentaram trabalhos desenvolvidos na Universidade. “Pela primeira vez, foram abertas mesas de apresentações, a partir das quais foi possível a participação dos discentes”, ressalta o professor. 

João Vitor Junho Franco, mestrando do Programa de Pós-graduação em História Ibérica, e Marcus Vinícius Lourenço da Cruz, do Curso de História/Iniciação Científica, apresentaram o trabalho Moeda, produção iconográfica: as moedas romanas do Imperador Diocleciano e a Península Ibérica” na forma de banner. A mestranda Gabriela Ferreira Nogueira, por sua vez, apresentou o trabalho/banner “Análise sobre representações da Deusa Atena nas moedas da Ásia Menor”.

A participação na 5ª Convenção Internacional de Historiadores e Numismatas – RIO2025 foi de valor inestimável para minha formação acadêmica e desenvolvimento como pesquisadora. As conversas e trocas com outros pesquisadores, especialmente aqueles especializados em numismática da Antiguidade, contribuíram significativamente para o aprofundamento da minha pesquisa. Além disso, acredito que a presença da UNIFAL-MG em um evento de tamanha relevância internacional reforça nosso compromisso com a produção e divulgação de pesquisas de qualidade e socialmente pertinentes”, ressalta Gabriela Nogueira.

Segundo Carlan, a participação dos discentes de pós-graduação e graduação em eventos de divulgação científica é de fundamental importância para a formação acadêmica. “Na 5ª Convenção Internacional de Historiadores e Numismatas, estiveram presentes mais de 400 pessoas, que puderam trocar experiências e conhecer múltiplos processos de pesquisa desenvolvidos em diferentes centros acadêmicos”, ressalta.

Pesquisadores participantes do Congresso durante inauguração da exposição, no Forte de Copacabana.

“Além disso, no evento, reencontramos tradicionais parceiros do PPGHI, como o professor Carlos Eduardo Campos, da UFMS, Antônio Walter Ribeiro de Barros Jr., da Unisagrado de Bauro e a professora Ana Vico, da Universidade Rey Juan Carlos, na Espanha, que, a partir de 2026, irá receber nossos mestrandos em Madri”, enfatiza Carlan.

O próximo evento acontecerá em 2027, em Buenos Aires/Argentina.

*Texto produzido por Luana Bruno, estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG, sob supervisão de Ivanei Salgado, Diretor de Comunicação Social.

 

Participe do Jornal UNIFAL-MG!

Você tem uma ideia de pauta ou gostaria de ver uma matéria publicada? Contribua para a construção do nosso jornal enviando sugestões ou pedidos de publicação. Seja você estudante, professor, técnico ou membro da comunidade, sua voz é essencial para ampliarmos o alcance e a diversidade de temas abordados.

LEIA TAMBÉM