UNIFAL-MG debate futuro do Sisu e Lei de Cotas em Fórum Nacional de Acesso ao Ensino Superior

O diretor da DIPS participou de uma mesa-redonda no FNAES (Foto: arquivo pessoal)

O diretor de Processos Seletivos da UNIFAL-MG, Geraldo José Rodrigues Liska, e a coordenadora de Processos Seletivos de Discentes, Raquel de Figueiredo Ananias, representaram a Universidade no Fórum Nacional de Acesso ao Ensino Superior (FNAES). O evento ocorreu de 04 a 07/09, no campus da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), em Diamantina – MG, reunindo representantes de instituições públicas de ensino superior e de educação profissional para discutir temas centrais relacionados aos processos de ingresso de estudantes.

Homens em uma mesa falando no microfone durante o FNAES
(Foto: arquivo pessoal)

Durante o fórum, Geraldo Liska participou da mesa redonda “Sisu 2024: Panorama, Desafios e Avanços”, ao lado de Adilson Carvalho, secretário de Educação Superior substituto do Ministério da Educação, e Marcelo Caetano, pró-reitor Adjunto de Graduação da UFABC. “Foi um momento de grande importância para construirmos um processo justo e fundamental para a vida de várias pessoas Brasil afora”, afirmou Geraldo.

Entre os temas discutidos, destacaram-se a queda na procura pelo ensino superior e os desafios para a aplicação da Lei de Cotas, especialmente no que diz respeito às bancas de heteroidentificação. “É gratificante ter a UNIFAL-MG na mesa de debates, tanto para marcar a Universidade no rol de discussões, como para compartilhar os anseios dos demais colegas perante as mudanças da lei de cotas e no próprio processo de ingresso, cujas muitas instituições utilizam: o Sisu (Sistema de Seleção Unificado)”, declarou o diretor.

A UNIFAL-MG tem se destacado na discussão sobre processos seletivos. Este ano, a Universidade sediou o Fórum das Comissões de Processos Seletivos das Instituições de Ensino Superior de Minas Gerais (Forcops 2024) e no final do ano passado, diante das várias inquietações sobre as mudanças no Sisu, reuniu representantes do MEC, como o Prof. Alexandre Brasil Carvalho da Fonseca, atual Secretário de Educação Superior, e de instituições de ensino superior do Brasil em uma live para debaterem suas preocupações.

Com informações: Geraldo Liska