A UNIFAL-MG, por meio da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), anunciou, no dia 01/04, novo edital de bolsas de extensão, o PROBEXT/PEC-G, voltado a alunos estrangeiros, ingressantes na Universidade pelo Programa de Estudantes – Convênio de Graduação (PEC – G). Segundo a PROEC, a fim de valorizar o contato da Universidade com a comunidade, foram adotadas medidas para permitir a participação de todos os projetos submetidos no Edital PROEC 07/2024 – PROBEXT/2025. As inscrições podem ser realizadas até o dia 13/04, pelo CAEX.
Os projetos de extensão podem ser propostos por docentes (efetivos, temporários, substitutos, visitantes e em cessão) e Técnicos Administrativos em Educação (TAE), de acordo com suas atribuições de servidores da Universidade. As propostas devem conter, obrigatoriamente, um coordenador (que será o proponente) e um coordenador adjunto, dentre os quais ao menos um deve pertencer ao quadro permanente.
Além disso, conforme Resolução CEPE nº 57, de 22 de setembro de 2022, todas as propostas submetidas ao edital devem seguir as Diretrizes de Extensão Universitária e se articular a pelo menos uma das seguintes áreas temáticas: Comunicação; Cultura; Direitos Humanos e Justiça; Educação; Meio Ambiente; Saúde; Tecnologia e Produção; Trabalho.
Sobre as Bolsas
Conforme Eduardo Vieira, coordenador de programas e projetos da PROEC, a medida de ampliação das bolsas busca garantir a equidade na distribuição dos recursos, além de fomentar ações que promovam a integração entre a UNIFAL-MG e a região. “A decisão de ampliar o alcance das bolsas foi tomada após uma análise criteriosa da relevância e do impacto social dos projetos submetidos ao PROBEXT 2025”, explica.
“A distribuição das bolsas obedecerá o ranqueamento das ações propostas, observando o mesmo processo de avaliação do edital PROBEXT 2025. Atendidas as ações novas, todos os projetos já atendidos no PROBEXT serão considerados na lista de espera. Isso significa que todos os projetos, novos ou em execução, podem ser atendidos com bolsas, sendo priorizadas as que ainda não foram contempladas”, ressalta o coordenador.
Após a divulgação dos resultados, os coordenadores dos projetos contemplados receberão orientações específicas dos procedimentos necessários para a implementação das bolsas. Segundo a PROEC, todas as ações devem seguir rigorosamente as diretrizes estabelecidas no edital PROEC 07/2025 PROBEXT/PEC-G.
Sobre o PEC-G
O Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), oficial do Governo Federal, oferece, a estudantes estrangeiros, vagas gratuitas, sem exame de admissão, para cursos universitários brasileiros em todas as áreas do conhecimento. Dentre os objetivos do PEC-G, destacam-se o fortalecimento de laços com as nações amigas, a cooperação para formação de recursos humanos nos países participantes e a contribuição para com a internacionalização do ensino superior brasileiro.
Para o professor Francisco Xarão, pró-reitor de Extensão e Cultura da Universidade, o programa de bolsas de extensão representa um instrumento de extrema importância para a política extensionista da UNIFAL-MG. “Trata-se de uma reafirmação do nosso compromisso de ampliar o acesso ao conhecimento científico e tecnológico, com vistas a melhorar a qualidade de vida da população beneficiada pelos programas e projetos de extensão de nossa Universidade”, afirma.
Para conhecer melhor o programa, acesse o Portal do Governo Federal.
Para mais informações sobre o edital, acesse o site da UNIFAL-MG.
*Luana Bruno é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG.