A UNIFAL-MG, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Alfenas, realiza, por meio do Programa de Pós Graduação em Nutrição e Longevidade (PPGNL) e do Programa de Extensão Universitária da Pós-Graduação (PROEXT-PG), o curso “Gincana da Alimentação Escolar: Promovendo Boas Práticas e Educação Alimentar e Nutricional”. A formação, coordenada pelos professores Bruno Martins Dala Paula, do PPGNL da UNIFAL-MG, e Lucas Daniel Sanches, da UFTM, contou com o apoio da CAPES, da CNPq, do Programa Núcleo de Alimentação Escolar e Saúde Interdisciplinar (NAESI) e da Associação dos Feirantes das Feiras Livres de Alfenas (AFFLA). A atividade aconteceu no Auditório da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Alfenas (APAE), em Alfenas, no dia 24 de abril.
Por meio de ações de ensino, pesquisa e extensão, o curso busca contribuir para a promoção de alimentação, nutrição e saúde em ambientes escolares da cidade de Alfenas. A iniciativa objetiva estimular a autonomia dos sujeitos envolvidos no desenvolvimento de bons hábitos alimentares, a fim de melhorar a qualidade de vida e auxiliar na escolha de alimentos mais saudáveis, visando, nesse contexto, à longevidade da comunidade escolar.
A atividade, que também recebeu auxílio de estagiários da área, vinculados à UNIFAL-MG e à Unifenas, foi ministrada por Alexandra Vieira Gonçalves, mestranda do PPGNL da UNIFAL-MG e Responsável Técnica (RT) da alimentação escolar de Alfenas. “A formação de hábitos alimentares saudáveis desde a infância pode contribuir, em longo prazo, com a longevidade, e a formação continuada da comunidade escolar pode auxiliar nesse processo. Esta parceria concretiza a interação dialógica entre ensino-serviço, onde demandas reais da sociedade são supridas pela Universidade”, afirma Alexandra Gonçalves.
A formação foi conduzida por meio de uma gincana de perguntas e respostas, com o objetivo de engajar os participantes e reforçar os conhecimentos compartilhados. Os vencedores ganharam frutas da agricultura familiar doadas pela AFFLA. “A gamificação foi uma estratégia eficaz para envolver os participantes e facilitar o aprendizado. Acreditamos que essa formação terá um impacto positivo na qualidade da alimentação escolar e na promoção da saúde da comunidade escolar de Alfenas”, salienta a ministrante.
Como parte da pesquisa de discentes do curso de Nutrição da UNIFAL-MG, foi aplicada com os participantes a análise sensorial de pão de casca de banana e pão de casca de maçã, com potencial para inclusão nos cardápios escolares. Durante a formação, também ocorreram sorteios de livros educativos relacionados à alimentação escolar.
Segundo Alexandra Gonçalves, foram coletados dados sociodemográficos, antropométricos e de consumo alimentar dos participantes, visando traçar um perfil mais preciso da comunidade escolar para orientar futuras ações do projeto. O curso ofertou turmas nos períodos da manhã e da tarde, com duração de 4h cada, e contou com 128 participantes, entre cozinheiras, auxiliares de cozinha e equipe diretiva das escolas municipais de Alfenas. “O conteúdo abordou os seguintes temas: boas práticas de manipulação de alimentos; educação alimentar e nutricional; e cardápios da alimentação escolar”, finaliza a ministrante.