UNIFAL-MG pelo Mundo: experiências e vivências de egressos são tema de nova editoria do Jornal UNIFAL-MG

Iniciativa objetiva apresentar profissionais graduados pela Universidade
Sheilla, Pedro, Letícia e Julio: formações distintas e reconhecimento comum da importância da UNIFAL-MG na vida e na profissão. (Fotos: Arquivo Pessoal)

Com o objetivo de apresentar as trajetórias de graduados e graduadas pela UNIFAL-MG, o Jornal da Universidade lança a editoria “UNIFAL-MG pelo Mundo”. A proposta, resultado de iniciativa da Diretoria de Comunicação Social (Dicom), visa à publicação de matérias-perfis com destaque à atuação acadêmica e profissional de graduados pela Universidade. As publicações serão periódicas e devem abranger todos os cursos da Instituição. 

De acordo com o Diretor de Comunicação Social, a proposta é fortalecer o relacionamento com os egressos da UNIFAL-MG. (Foto: Arquivo/Dicom)

A iniciativa fortalece a importância da manutenção de vínculos entre Instituição e discentes. “A vida universitária é repleta de desafios, porém, também é um momento de descobertas. Uma Universidade não deve simplesmente romper os laços com os estudantes após a formatura. Na verdade, esta é o início de uma outra relação, que deve ser fortalecida e incentivada”, ressalta Ivanei Salgado, diretor de Comunicação Social da UNIFAL-MG. 

Segundo o diretor, a proposta da nova editoria é, a partir da apresentação dos egressos graduados pela Universidade, reforçar a importância da UNIFAL-MG não apenas na formação acadêmica e profissional, mas na vida e no cotidiano dos alunos. As matérias, elaboradas a partir de entrevistas, destacam momentos importantes no percurso universitário e demonstram como a vivência universitária foi fundamental para o encontro com a carreira profissional e com a vida pessoal. Todos os entrevistados foram indicados pelas coordenações de seus respectivos cursos.

Pedro Otávio Carvalho Fernandes, egresso do curso de História da UNIFAL-MG. (Foto: Arquivo Pessoal)

Pedro Otávio, mestre em História pela UNIFAL-MG, professor da Educação Básica e um dos entrevistados, enfatiza que a Universidade, ao proporcionar um ensino de qualidade e ótimas oportunidades de pesquisa e extensão, foi fundamental para que se tornasse o docente que é hoje. “A universidade pública me proporcionou uma formação científica capaz de possibilitar o meu encontro com ferramentas e reflexões necessárias para conseguir lidar com as adversidades decorrentes desse espaço, assim como buscar outras indagações e respostas”, reforça. 

Letícia Santos é egressa do curso de Pedagogia da UNIFAL-MG. (Foto: Arquivo Pessoal)

Letícia Santos, por sua vez, egressa do curso de pedagogia, afirma que a UNIFAL-MG prepara seus alunos de forma humana e os torna capazes de enfrentar e vivenciar as situações desafiadoras do mercado de trabalho. A atual professora enxerga que, em algumas situações, a sensibilidade e o conhecimento construídos durante sua trajetória acadêmica fazem toda a diferença na resolução de problemas e, principalmente, na construção de um ambiente saudável.

Sheilla de Oliveira Faria é doutora em Saúde Coletiva e mestre em Ciências pela USP, especialista em Nutrição e Saúde pela UFV e Nutricionista pela UNIFAL-MG (Foto: arquivo Sheilla)

A nutricionista Sheilla de Oliveira, Especialista de Projetos no hospital Sírio-Libanês, ao falar sobre sua formação acadêmica, reforça que, na UNIFAL-MG, encontrou excelentes oportunidades, participou de projetos de extensão e desenvolveu pesquisa de iniciação científica. “A formação na UNIFAL-MG teve um impacto profundo tanto na minha vida pessoal quanto profissional”, enfatiza. A nutricionista ressalta que, por ter sido formada por profissionais apaixonados pelo SUS e pela saúde coletiva, dedicou vinte anos de sua carreira ao sistema público de saúde como uma forma de retribuir à sociedade o que foi investido em sua formação.

Julio Lorenzi é egresso do curso de Ciências Biológicas. (Foto: Arquivo Pessoal)

Julio César Lorenzi, que atualmente vive em Boston e atua como consultor para o Ellison Institute of Technology, também é um egresso da UNIFAL-MG que ressalta como o curso de Ciências Biológicas foi importante não apenas na parte profissional, mas também em sua vida pessoal. “Na UNIFAL-MG fiz amigos para a vida, tive ótimos mentores e conheci minha futura esposa. Posso dizer que na UNIFAL-MG a vida adulta realmente começou, onde as responsabilidades eram reais e tive meus primeiros contatos com a vida profissional, seja na iniciação científica ou em estágios fora da Universidade”, relata. 

A estreia da nova editoria conta com a publicação de quatro matérias que narram a trajetória de egressos de diferentes cursos da Universidade. A “UNIFAL-MG pelo mundo”, com os depoimentos dos profissionais formados pela Instituição, demonstra como a formação acadêmica sólida, consolidada, construída sobre o tripé universitário ensino-pesquisa-extensão, é essencial para que os egressos sejam destaque, também, no mundo do trabalho.

Confira no Jornal UNIFAL-MG.

*Luana Bruno é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG.

Participe do Jornal UNIFAL-MG!

Você tem uma ideia de pauta ou gostaria de ver uma matéria publicada? Contribua para a construção do nosso jornal enviando sugestões ou pedidos de publicação. Seja você estudante, professor, técnico ou membro da comunidade, sua voz é essencial para ampliarmos o alcance e a diversidade de temas abordados.

LEIA TAMBÉM