O Sistema de Bibliotecas da UNIFAL-MG (SIBI/UNIFAL-MG) acaba de disponibilizar oficialmente um modelo (template) em LaTeX para a elaboração de trabalhos de conclusão de curso (TCCs), dissertações e teses. Além de oferecer uma ferramenta moderna e padronizada para a produção acadêmica, a iniciativa será acompanhada por uma disciplina na pós-graduação, com início previsto para o dia 9 de fevereiro, voltada à apresentação do LaTeX e ao uso do novo modelo institucional.

Segundo a bibliotecária e documentalista Natália Maria Leal Santos, diretora do SIBI/UNIFAL-MG, o LaTeX é um sistema de composição tipográfica voltado especialmente para textos técnico-científicos, onde diferentemente de processadores de texto tradicionais, como o Word, o usuário escreve o conteúdo por meio de comandos e, posteriormente, compila o documento para gerar o resultado final.
“Essa lógica permite alto controle sobre a formatação, além de facilitar o trabalho com fórmulas matemáticas, referências bibliográficas e documentos extensos. Por isso, o LaTeX é amplamente utilizado em universidades e periódicos científicos no Brasil e no exterior, inclusive com plataformas de edição online, como o Overleaf”, explica.
O novo template tem como núcleo a classe unifal.cls, desenvolvida pelos professores Eric Batista Ferreira (Instituto de Ciências Exatas/UNIFAL-MG) e Joaquim Quinteiro Uchôa (UFLA). “A classe foi construída para atender de forma adequada e precisa às diretrizes estabelecidas na 2ª edição do Manual de Normalização da UNIFAL-MG, incorporando regras de formatação, organização estrutural e elementos pré e pós-textuais exigidos pela instituição”, afirma a diretora do Sistema de Bibliotecas.

Além do modelo em LaTeX, o SIBI/UNIFAL-MG também disponibiliza um template em Microsoft Word, o que permite ampliar as possibilidades de escolha para estudantes e pesquisadores. Ambos os modelos foram planejados para facilitar a escrita acadêmica, reduzir dúvidas recorrentes relacionadas à normalização e garantir maior uniformidade nos trabalhos apresentados às bancas, aos programas de pós-graduação e às bibliotecas.
Para o professor Eric Batista Ferreira, a criação da classe unifal.cls representa o resultado de um trabalho coletivo e de longo prazo. “Foram três anos desenvolvendo essa classe. Todo software está sempre em aprimoramento, mas o grosso está pronto. Eventuais ajustes podem ser feitos ao longo do tempo”, explica. Segundo ele, o projeto não tem finalidade financeira. “É um trabalho feito por prazer, para ajudar a comunidade acadêmica da UNIFAL-MG. O retorno é poder contribuir com a Instituição e com os estudantes.”
O professor também destaca o impacto prático da iniciativa no cotidiano acadêmico. “A classe em LaTeX poupa o trabalho do aluno, que não precisa ficar ajustando formatação o tempo todo, dos bibliotecários, que deixam de conferir inúmeros detalhes repetitivos, e também dos orientadores. É uma ferramenta útil, que racionaliza processos e melhora a experiência de todos os envolvidos”, completa.
A ferramenta de processamento e edição de texto está disponível para acesso e download no site do Sistema de Bibliotecas neste link. Os desenvolvedores da classe também disponibilizaram um o tutorial para uso do template em LaTeX. Confira aqui!

Disciplina sobre LaTeX na pós-graduação
Como desdobramento do lançamento do modelo oficial, a UNIFAL-MG oferecerá uma disciplina no Programa de Pós-Graduação em Estatística Aplicada e Biometria (PPGEAB) dedicada ao uso do LaTeX e à classe unifal.cls. A disciplina terá início na segunda semana de fevereiro, no dia 9, e será condensada antes do Carnaval.
Estudantes de pós-graduação poderão realizar a inscrição diretamente pelo Sistema Acadêmico. Já estudantes de graduação, servidores e demais integrantes da comunidade interessados em participar da disciplina deverão acessar a página do PPGEAB, para consultar a relação de documentos necessários à matrícula. A documentação deverá ser encaminhada à secretaria do programa pelo e-mail ppgeab@unifal-mg.edu.br.













