Entre os dias 26 e 30 de maio, professores e alunos do curso e da pós-graduação Nutrição da UNIFAL-MG participaram do VI Congresso Nacional de Alimentos e Nutrição (CONAN). Na ocasião, foram apresentados mais de quinze trabalhos orais e pôsteres de projetos realizados na Universidade. As pesquisas apresentadas refletem o compromisso da Instituição com o avanço do conhecimento científico e a promoção da saúde e da qualidade de vida.
Neste ano, o CONAN, que aconteceu na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), desenvolveu-se sob a temática da “Cidadania, da Saúde e da Sustentabilidade”, integrando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, o conhecimento científico produzido no Brasil e as ações de extensão das comunidades acadêmicas. A proposta evidenciou a importância de se considerar os aspectos sociais, ambientais e de saúde de forma conjunta.

Representando a UNIFAL-MG, estiveram presentes os professores Bruno martins Dala Paula, Daniela Braga Lima, Eliane Garcia Rezende, Eveline Monteiro Cordeiro de Azeredo, Gislene Regina Fernandes, Letícia Tamie Paiva Yamada e a Técnica Administrativa em Educação (TAE) Roqueline Ametila, na companhia de sete discentes do curso de Nutrição e uma aluna do Programa de Pós-Graduação em Nutrição e Longevidade (PPGNL).
Segundo a docente Eveline Monteiro, a participação no congresso é uma oportunidade para atualizar os conhecimentos, conhecer novas pessoas e fazer futuras parcerias. Além disso, a presença dos professores e alunos é uma maneira de dar visibilidade ao curso de Nutrição da UNIFAL-MG em um congresso nacional de alimentos e nutrição.
Lara Campos Borim, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Nutrição e Longevidade, por sua vez, afirma que participar do CONAN foi uma experiência única e extremamente valiosa. “Foi meu primeiro congresso e tive a oportunidade marcante de apresentar, de forma oral, algumas das pesquisas que desenvolvemos na universidade. Além disso, as palestras, mesas-redondas e demais atividades acadêmicas contribuíram muito para ampliar meu olhar crítico e minha bagagem científica” informa. “O contato com discentes e docentes de diferentes estados e instituições também foi muito enriquecedor e proporcionou ótimas trocas de conhecimento”, enfatiza.
Consolidado como um dos mais relevantes espaços de discussão nessas áreas, o evento reforçou o papel das universidades na construção de soluções sustentáveis e na promoção da saúde e da cidadania. A participação da UNIFAL-MG reforça seu compromisso com o tripé universitário e o engajamento social.
*Luana Bruno é estagiária da Diretoria de Comunicação da UNIFAL-MG.