UNIFAL-MG participa de encontro da Rede Mineira de Formação de Professores da Educação Básica

Evento reuniu reitores e representantes docentes de diversas universidades do país
Participantes do encontro da Rede Mineira de Formação de Professores da Educação Básica, durante o evento. (Foto: arquivo pessoal)

O reitor da UNIFAL-MG, professor Sandro Amadeu Cerveira, e a professora Ana Cristina Gonçalves de Abreu Souza, do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) da Universidade, representaram a UNIFAL-MG no encontro da Rede Mineira de Formação de Professores da Educação Básica. O evento ocorreu no dia 9/12, na UFMG, em Belo Horizonte/MG.

A Rede foi constituída em 2023 e objetiva desenvolver ações de fortalecimento da formação de futuros professores, por meio do diálogo entre escolas e universidades públicas. Na UNIFAL-MG, a professora Sandra Castro de Azevedo, do ICHL, e o professor Wellington Ferreira Lima, pró-reitor de graduação da Universidade também são membros da Rede.

A ação propôs a organização e a atuação em rede, constituída por universidades que atuam na formação de professores no estado de Minas Gerais, sob a coordenação de Maria Flores, pró-reitora adjunta de graduação da UFMG.

A programação da manhã contou com um encontro com o secretário de educação do estado de Minas Gerais, Rossieli Soares, que apresentou projetos da Rede Mineira de Formação de Professores da Educação Básica. No período da tarde, os membros da Rede se reuniram para discutir o regimento e alinhar a implementação de ações previstas para 2026. O evento foi encerrado à noite com a palestra “A educação pode mudar a sociedade? Histórias da linha de frente”, ministrada por Michael Apple, referência mundial nos debates educacionais e curriculares a partir de uma perspectiva crítica.

Participe do Jornal UNIFAL-MG!

Você tem uma ideia de pauta ou gostaria de ver uma matéria publicada? Contribua para a construção do nosso jornal enviando sugestões ou pedidos de publicação. Seja você estudante, professor, técnico ou membro da comunidade, sua voz é essencial para ampliarmos o alcance e a diversidade de temas abordados.

LEIA TAMBÉM