UNIFAL-MG participa do “Promoción del Centro Global de I+D+i de Changsha en América Latina”; encontro apresentou o desenvolvimento acadêmico e industrial da província de Hunan, na China

Foto: Secretaría de Transferencias, Relaciones Inter-Institucionales e Internacionales de la Facultad de Filosofía y Letras

A Diretoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais da UNIFAL-MG, participou do evento Promoción del Centro Global de I+D+i de Changsha en América Latina, realizado em Buenos Aires, na Argentina, entre os dias 10 e 12/06. O encontro teve como objetivo apresentar o desenvolvimento acadêmico e industrial da província de Hunan, na China, a fim de promover intercâmbios com universidades latino-americanas.

(Foto: arquivo Cláudio Umpierre Carlan)

De acordo com o diretor de Relações Internacionais e Interinstitucionais da UNIFAL-MG, professor Claudio Umpierre Carlan, durante o evento foram apresentados os novos pólos industriais, construídos na Província de Changsha, em parceria com a Universidade e Província de Hunan. Segundo o professor Carlan, existe um grande interesse nas universidades chinesas em firmarem acordos com as universidades brasileiras. “Conversamos com representantes do Governo Chinês, como o Diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia da Província de Hunan, dr. Li Zhain; e com o embaixador da China na Argentina, Dr. Sun Yi, que faz parte do conselho universitário para América Latina. Todos muito interessados na UNIFAL-MG”, afirmou.

O diretor lembrou ainda que, recentemente, foi publicado na Folha de São Paulo, o interesse da Universidade de Macau/China em acordos com o Brasil. “Macau, antiga colônia portuguesa, também tem o português como um dos seus idiomas oficiais. Não podemos pensar na China como um país, porque é imenso e diversificado. Precisamos pensar a China, província por província. Durante o evento, reforçamos o interesse em ampliar a participação SUL-SUL, uma das sugestões do MEC e CAPES. Assim, iniciamos um plano de trabalho com a Universidade de Buenos Aires”, disse.

(Foto: arquivo Cláudio Umpierre Carlan)

O evento contou com representantes de mais de 30 universidades da América Latina, sendo que, do Brasil, também foram convidadas a Universidade Federal de Ouro Preto e a Universidade Federal de Goiânia. De acordo com o professor Carlan, os custos da viagem e hospedagem foram pagos pelo Governo Chinês e a participação da UNIFAL-MG, só foi possível devido a intermediação do professor Francisco Xarão, pró-reitor de Extensão.