“A UNIFAL-MG é amplamente conhecida pelo acolhimento aos estudantes e pelo destaque entre as universidades federais. Sempre foi um sonho fazer parte dessa grande Instituição”, declara Gabrielle Silva, egressa do curso de Biomedicina da Universidade

A biomédica Gabrielle Silva no Hospital Israelita Albert Einstein, em 2023. (Fotos: arquivo pessoal)
Gabrielle Silva em aula prática da pós-graduação, em 2023, no Hospital Albert Einstein.

A UNIFAL-MG pelo Mundo apresenta mais uma história inspiradora de egressa da Universidade. Gabrielle Fabiana Miguel da Silva formou-se em Biomedicina em 2022 e atua como biomédica júnior no setor de Tomografia Computadorizada (TC) do Hospital Israelita Albert Einstein. “Trabalho em um Hospital que sempre foi um grande sonho para mim, reconhecido como um dos melhores da América Latina. Grande parte dessa conquista deve-se à UNIFAL-MG, que me proporcionou a base necessária para chegar até aqui, atuar na área com a qual me identifico e representar com orgulho o curso de Biomedicina”, destaca.

“Minha transição para o mercado de trabalho ocorreu de forma tranquila, sem grandes dificuldades, reforçando a qualidade da formação oferecida pela Universidade”, salienta.

A egressa comenta que, por meio do trabalho no Hospital, tem a oportunidade de desenvolver projetos, ministrar aulas e atuar na realização de diversos tipos de exames, desde os de baixa até os de alta complexidade, o que influencia diretamente na qualidade do diagnóstico e no cuidado com o paciente. "A partir dessa atuação, das vivências e dos conhecimentos adquiridos, venho desenvolvendo algumas aulas direcionadas a protocolos da TC recorrentes e pertinentes na minha rotina de trabalho", pontua.

Formatura da Turma XI de Biomedicina da UNIFAL-MG, em 2022, turma da biomédica Gabrielle Silva.

Ela afirma que a Universidade oferece cursos de grande qualidade e reconhecimento. "Nesse contexto, o curso de Biomedicina da UNIFAL-MG se destaca como um dos melhores no ranking geral, refletindo a excelência acadêmica e a formação sólida oferecida aos seus alunos. A UNIFAL-MG me preparou muito bem para o mercado de trabalho", ressalta.

Um de seus momentos mais marcantes durante a graduação foi perceber que conseguiu abrir caminhos para novos estudantes em sua área de atuação. "Acredito que fui uma das primeiras a buscar a liberação do estágio curricular em Imagenologia. Após o estágio que realizei em uma clínica em Alfenas, muitos outros graduandos tiveram a oportunidade de conhecer a área e realizar esse estágio. Além disso, acabei atuando como orientadora de estágio para vários colegas de turma, o que foi extremamente gratificante", declara.

"Desde o primeiro momento em que estive na Universidade, senti-me muito bem recebida e acolhida, sempre com o apoio dos coordenadores e professores", enfatiza.

Para ela, a faculdade é um período de grandes mudanças e descobertas: cidade nova, novos amigos e novos professores. Gabrielle Silva complementa que sua experiência na UNIFAL-MG foi excelente, com constante incentivo à pesquisa, além de apoio nos estágios e treinamentos.

Gabrielle Silva durante atuação na área de Ressonância Magnética, na Clínica Magnus, em Alfenas/MG, em 2023.

A egressa conta que, desde o início da vida acadêmica, ficou evidente que os estudantes são preparados para o mercado de trabalho. "Os estágios curriculares desempenham um papel fundamental nesse processo, pois contribuem diretamente para o desenvolvimento técnico, a construção da segurança profissional e a vivência da prática real da profissão", afirma.

Quando questionada sobre sua trajetória na Universidade, a egressa afirma que desde o primeiro semestre, foram apresentadas a ela disciplinas fundamentais para as áreas de atuação do biomédico. "Tive disciplinas práticas e aplicadas que contribuem até hoje para a execução do meu trabalho. Além de ter aprendido muito com professores habilidosos e preparados para nos ensinar", destaca.

Gabrielle Silva durante a Jornada de Biomedicina da UNIFAL-MG, em 2023.

Ela conta que se pudesse fazer algo diferente durante a graduação, teria se envolvido em mais projetos. "Participei de projetos, monitorias, workshops, palestras e minicursos, mas a Universidade oferece inúmeras oportunidades para conhecer as diferentes áreas da Biomedicina — e sempre há algo novo a explorar", declara.

Se ela pudesse dialogar com estudantes dos anos finais do curso, diria para aproveitarem esse período para tirarem todas as dúvidas e ouvir os profissionais mais experientes, que estão dispostos a ensinar e passar conhecimentos fundamentais para o mercado de trabalho. "A faculdade ensina para a vida e o mais importante é saber aproveitar cada momento", destaca.

"Aproveitem todas as oportunidades que a Universidade oferece. Valorizem cada ensinamento, cada conselho e, principalmente, todas as experiências vividas ao longo dessa jornada. Busquem sempre manter o equilíbrio entre a vida acadêmica e a pessoal, lembrando que ambos são essenciais para o crescimento. O tempo na faculdade passa muito rápido, então vivam esses anos com intensidade, propósito e gratidão, aproveitando cada momento ao máximo", finaliza Gabrielle Silva com uma mensagem de reflexão.

Participe do Jornal UNIFAL-MG!

Você tem uma ideia de pauta ou gostaria de ver uma matéria publicada? Contribua para a construção do nosso jornal enviando sugestões ou pedidos de publicação. Seja você estudante, professor, técnico ou membro da comunidade, sua voz é essencial para ampliarmos o alcance e a diversidade de temas abordados.

LEIA TAMBÉM