UNIFAL-MG promove visita técnica sobre o Edital Compete Minas e fortalece ecossistema de inovação

A UNIFAL-MG recebeu Vitor Bernardes, Analista de Inovação Tecnológica da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Foto: arquivo Agência de Inovação)

Com o objetivo de ampliar o acesso à captação de recursos e fomentar o desenvolvimento de projetos inovadores na Universidade e na região, a Agência de Inovação e Empreendedorismo da UNIFAL-MG promoveu, no dia 17/07, uma visita técnica com foco no Edital Compete Minas. A atividade ocorreu às 14h, no auditório da Clínica de Fisioterapia, na Unidade Educacional Santa Clara, em Alfenas.

O encontro contou com a participação do analista de Inovação Tecnológica da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Vitor Bernardes, que apresentou as principais diretrizes do edital vigente, com inscrições abertas até 31/07. A visita teve como público-alvo representantes de startups incubadas e graduadas, bolsistas, docentes e membros da comunidade acadêmica com interesse em submeter propostas ao edital estadual.

(Foto: arquivo Agência de Inovação)

Além da apresentação técnica, a programação incluiu um tour pelas estruturas da UNIFAL-MG voltadas à inovação, ciência e tecnologia. A iniciativa integra as estratégias da Universidade para apoiar a comunidade acadêmica na formulação de projetos competitivos, com foco na conquista de recursos não reembolsáveis.

Segundo Izabella Carneiro Bastos, diretora da Agência de Inovação e Empreendedorismo da UNIFAL-MG, o momento foi fundamental para alinhar expectativas, esclarecer dúvidas e evidenciar o impacto das ações de inovação na Universidade e na sociedade. “A visita do analista Vitor Bernardes foi extremamente enriquecedora. As orientações sobre o Edital Compete Minas trouxeram clareza e segurança para quem pretende submeter projetos de inovação, especialmente no que diz respeito aos critérios de elegibilidade e estruturação das propostas. Além disso, foi muito importante poder apresentar o ecossistema de inovação da UNIFAL-MG e mostrar, na prática, os impactos que os investimentos em ciência e tecnologia vêm gerando na nossa região”, afirmou.

De acordo com o vice-coordenador do curso de Ciência da Computação da UNIFAL-MG, professor Paulo Alexandre Bressan, a oportunidade oferecida pelo Compete Minas vai além do apoio financeiro: “Os recursos são direcionados ao desenvolvimento econômico, tecnológico e social da comunidade mineira, beneficiando setores como agricultura, indústria, serviços, tecnologia, saúde e educação. O edital é prova do compromisso do governo estadual com o incentivo ao protagonismo de inovadores e empreendedores.”

A visita promoveu capacitação para submissão de propostas ao Compete Minas (Foto: arquivo Agência de Inovação)

Ao final da atividade, ficou evidente a importância do fortalecimento dos vínculos entre Universidade, setor público e setor produtivo. Para Laura, auxiliar administrativa da Agência de Inovação e Empreendedorismo, o evento foi também um momento de celebração e reconhecimento: “Recebemos com grande alegria a visita do Vitor e da NidusTec, incubadora da UNIFAL-MG. Nossa história com a NidusTec é marcada por parceria, aprendizado e evolução. Foi uma honra poder reencontrar quem acreditou na ICRO Digital desde os primeiros passos, quando ainda estávamos incubados”. E conclui: “com orgulho, abrimos nossas portas para mostrar o quanto crescemos e o quanto ainda vamos conquistar — sempre valorizando quem esteve com a gente desde o começo. Nossa tecnologia é feita por pessoas. E é isso que nos impulsiona todos os dias.”

Participe do Jornal UNIFAL-MG!

Você tem uma ideia de pauta ou gostaria de ver uma matéria publicada? Contribua para a construção do nosso jornal enviando sugestões ou pedidos de publicação. Seja você estudante, professor, técnico ou membro da comunidade, sua voz é essencial para ampliarmos o alcance e a diversidade de temas abordados.

LEIA TAMBÉM