UNIFAL-MG realiza 8ª edição do Química Faz Bem com atividades interativas na Sede da Universidade e na Praça de Alfenas

Em comemoração ao Dia do Químico, celebrado em 18 de junho, a UNIFAL-MG realizou o evento Química Faz Bem nos dias 11 e 15 de junho, na Sede da Universidade e na Praça Getúlio Vargas, em Alfenas, respectivamente. Promovida pelo Instituto de Química (IQ) e pelo Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) da UNIFAL-MG, a ação utiliza atividades interativas para proporcionar conversas sobre ciência à população, de maneira descontraída e informal.

Realizado desde 2019, em Alfenas, neste ano a ação contou com a coordenação das professoras Danielle Ferreira Dias, Giovana de Fátima Lima Martins e Márcia Regina Cordeiro. As atividades foram organizadas com o apoio dos docentes Mariane Gonçalves Santos, Márcia Cordeiro, Cláudia Torres e Nelson Henrique Teixeira Lemes, além de docentes e discentes dos programas de pós-graduação em Ciências Farmacêuticas, Ciências Ambientais e Biotecnologia.

Inauguração do mural no Instituto de Química da UNIFAL-MG. (foto: arquivo/Dicom)

Na manhã do dia 11, discentes e docentes do Instituto de Química, juntamente dos demais representantes da UNIFAL-MG, presenciaram a inauguração do mural no Instituto de Química, que contou com a autoria de Brendo Aparecido Moreira (Minero), artista, graffiteiro e aluno de Licenciatura da História na Universidade. A proposta foi inspirada no Mural-Grafite da Ciência, um projeto de divulgação do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), na cidade do Rio de Janeiro.

Na arte, foram reproduzidos os rostos de Marie Curie e Linus Pauling, dois dos nomes mais proeminentes na história da Química, servindo de inspiração e referência para todos que adentrarem o espaço. O projeto teve como intenção construir uma identidade visual para o Instituto de Química, valorizar a profissão e acolher os alunos. A ação visou festejar o dia do Químico, as realizações e destaques do IQ de 2024.

Alessandro Antônio da Costa Pereira, vice-reitor da Universidade, durante seu pronunciamento. (Foto: arquivo/Dicom)

“Podemos anotar mais uma comemoração para inserir nesses 110 anos da Instituição. A Química é um pouquinho mais nova na Universidade, mas é fundamental em termos de pesquisa. Essas pesquisas se destacam muito pelo IQ, no mestrado, no doutorado. Nós, da gestão, agradecemos todo o esforço e empenho de vocês de resistirem, mesmo diante de tantos contingenciamentos de recursos que impactam diretamente no trabalho de vocês. Parabéns pela iniciativa!”, salientou o vice-reitor da Universidade, Prof. Alessandro Antônio da Costa Pereira.

Além do vice-reitor, participaram da inauguração o coordenador do curso de Química Bacharelado e idealizador do mural comemorativo, Prof. Nelson Henrique Teixeira Lemes; a coordenadora do projeto Química Faz Bem, Profa. Danielle Ferreira Dias; o diretor do Instituto de Química, Prof. Pedro Orival Luccas; o pró-reitor de Extensão, Prof. José Francisco Lopes Xarão; o pró-reitor de Graduação, Prof. Wellington Ferreira Lima; e demais membros do Instituto de Química.

Durante todo o dia 11, estiveram presentes na Sede da Universidade estudantes do colégio e pré-vestibular Bora Passar, da Escola Estadual Judith Vianna, da Escola Estadual Dr. Napoleão Salles, o colégio Sagrado Coração de Jesus, da Escola Estadual Samuel Engel, do Sarai, da Escola Estadual Dirce Moura Leite e do Centro Educacional Fazendo Acontecer (CEFA- Paraguaçu), totalizando 420 alunos.

No dia 15, na Praça Getúlio Vargas, o Química Faz Bem recebeu alunos da Associação Atlética Areadense (Areado-MG), da Escola Estadual Dr. Emílio Silveira e demais visitantes da cidade, totalizando 650 pessoas. Ao todo, o evento contou com mais de mil participantes, que fizeram as atividades propostas e conversaram sobre ciência com os estudantes ao longo dos dias.

Reflexos e reflexões

Danielle Ferreira Dias é docente na UNIFAL-MG e uma das coordenadoras do projeto Química Faz Bem. (foto: arquivo/Dicom)

Para uma das coordenadoras do projeto, a Profa. Danielle Dias, o Química Faz Bem é um evento que permite contar à população alfenense as pesquisas realizadas na UNIFAL-MG. “Em todos os anos ficamos muitos apreensivos, antes do evento, com as participações; se as escolas, principalmente as públicas, conseguirão participar. Felizmente, já podemos contar com uma equipe animada e comprometida em participar e cada um assume uma função. Juntos, construímos um evento que vem crescendo a cada ano”, contou.

“Após o evento, é gratificante ouvir nossa equipe. Os nossos alunos ficam muito contentes com o interesse e as perguntas da população a cerca da Química e de seu trabalho. As crianças sempre nos surpreendem com suas perguntas, elas são muito curiosas. E que bom!”, completou a docente.

Segundo ela, os comentários do público que participa é o que motiva a continuar com o projeto. “‘Parabéns essas ações abertas ao público são fantásticas.’; ‘Parabéns para a UNIFAL-MG. A feira de Química está excelente e meus netos adoraram. A paciência e a atenção com as crianças foi essencial para prender a atenção. Puseram uma cadeira para a minha neta poder olhar no microscópio.’; ‘A diretora da escola pediu para agradecer, os alunos amaram participar’, são alguns dos retornos que tivemos“, mencionou.

Além de proporcionar o contato com a Química, a ação se faz importante na divulgação da Universidade. “Muitos alunos que vêm no evento perguntam se na UNIFAL-MG tem aula, se é uma escola e se podem estudar aqui”, relembrou a coordenadora. Na oportunidade, a docente convidou os demais colegas da Universidade a participarem do projeto no ano que vem: “quase todos usam a Química em suas pesquisas; estudam o efeito de substâncias, desenvolvem materiais, avaliam sistemas biológicos e tudo envolve processos químicos, portanto podem participar conosco.”

O projeto conta, há dois anos, com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) – (OET-0480-22 e OET-0670-23) – para a confecção dos banners para apresentação dos trabalhos e outros materiais de divulgação do evento. “Vamos continuar a submeter o evento nos editais para mantermos o brilho. Este ano teremos mais uma apresentação, em Poços de Caldas”, frisou.

“Em cada apresentação a experiência dos pesquisadores é diferente: na Sede da UNIFAL-MG o público é mais infantil, na Praça em Alfenas temos adultos, idosos e crianças. Já em Poços de Caldas os turistas são a maioria. Em cada local os visitantes têm um conhecimento diferente acerca dos temas, e isso é um desafio (bom) para nossa equipe: discorrer o mesmo assunto de formas diferentes para a compreensão do público”, finalizou a Profa. Danielle Dias. 

No dia 23 de agosto, a equipe do Química Faz Bem estará em Poços de Caldas, juntamente dos colegas do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) do campus da UNIFAL-MG em Poços, no Parque do Cristo, das 8h às 16h.

(Imagem destaque: discente do Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) demonstrando experimento de Química para estudantes da educação básica de Alfenas. Foto: arquivo/Dicom)

Confira, abaixo, as fotos do evento ocorrido na Sede da Universidade e na Praça Getúlio Vargas de Alfenas. (Fotos: arquivo/Dicom)

LEIA TAMBÉM