UNIFAL-MG sedia reunião regional de gestores de Planejamento e Administração das universidades federais para debater boas práticas em orçamento, tecnologia e governança

Encontro do grupo Sudeste do Forplad na Sede da UNIFAL-MG abordou custos, terceirização e uso de IA na administração pública
Mesa de abertura com a presença do coordenador nacional, Evandro Faria; do pró-reitor de Administração, Mayk Coelho; do reitor, Sandro Cerveira; da coordenadora regional, Juliana Cespedes, e do pró-reitor de Planejamento, Lucas Mendonça. (Foto: Ana Carolina Araújo/Dicom)

Nos dias 4 e 5 de novembro, a UNIFAL-MG recebeu gestores das universidades federais da região Sudeste que integram o Fórum de Pró-Reitores de Planejamento e Administração (Forplad) para o terceiro encontro anual do grupo. O evento, que aconteceu no auditório do prédio R, na Sede da Universidade, possibilitou um espaço de debate sobre temas como gestão orçamentária, terceirização, inteligência artificial e boas práticas de gestão, abordados por especialistas e gestores das IFES.

Juliana Garcia Cespedes – coordenadora regional sudeste do Forplad. (Foto: Ana Carolina Araújo/Dicom)

Durante a abertura, a coordenadora regional do fórum, a professora Juliana Garcia Cespedes, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), lembrou o papel estratégico dos encontros regionais. “Esses fóruns são muito importantes para conhecermos as boas práticas que temos em nossas universidades. Aqui, tivemos até dificuldade de escolher o que entraria na programação, de tantas experiências relevantes”, comentou.

Juliana Cespedes explicou que o encontro em Alfenas encerra o ciclo regional de 2025 e prepara os gestores da região para o Fórum Nacional do Forplad, que ocorrerá na próxima semana seguinte, em Brasília.

O coordenador nacional do Forplad, o professor Evandro Rodrigues de Faria, da Universidade Federal de Viçosa (UFV), ressaltou a contribuição histórica da UNIFAL-MG para o fortalecimento do fórum, lembrando que projetos como o ForPDI e o ForRISCOS nasceram na Universidade e foram posteriormente adotados nacionalmente. “Isso demonstra o quanto temos a aprender com esta instituição. O fórum aqui será muito rico”, afirmou.

Evandro Rodrigues de Faria – coordenador nacional do Forplad. (Foto: Ana Carolina Araújo/Dicom)

Conforme o coordenador nacional, as discussões sobre novos marcos legais e iniciativas que podem reduzir custos de tecnologia da informação nas universidades, como os projetos Connect e Nexus, além da tramitação de um projeto de lei que prevê ganho real no orçamento das IFES, também representam avanços importantes para o fortalecimento da gestão pública universitária.

“Temos tentado articular um pouco mais para conseguir melhorias para as nossas instituições. Então, fica o convite para participar do Forplad, porque eu acho que é uma instância onde além de trazer as nossas dores e discutir os problemas que a gente tem, permite também ver o que os nossos parceiros conseguem trazer de soluções e, assim, construir uma luta em conjunto em prol das nossas instituições”, ressaltou.

Integração e perspectivas

Lucas Cezar Mendonça – pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional da UNIFAL-MG. (Foto: Ana Carolina Araújo/Dicom)

Na abertura, o pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional da UNIFAL-MG, o economista Lucas Cezar Mendonça, compartilhou o quanto o fórum é fundamental para o fortalecimento da gestão universitária.

Lucas Mendonça agradeceu aos colegas pela vinda, oportunidade em que comentou as particularidades no deslocamento para uma cidade interiorana, e também agradeceu à sua equipe pela organização do encontro. “Mesmo sendo um evento de dois dias, sabemos o quanto exige preparação. Agradeço a todos que contribuíram e desejo que as discussões sejam produtivas para todos nós”, afirmou.

Para o gestor, o encontro da regional Sudeste permite um debate amplo entre as IFES da região Sudeste em matérias relevantes na área de planejamento e administração como orçamento, infraestrutura, tecnologias e a relação com outras instâncias governamentais. “Nossos encontros subsidiam os temas para o encontro nacional que ocorrerá em Brasília na próxima semana”, explicou.

Mayk Vieira Coelho – pró-reitor de Administração e Finanças da UNIFAL-MG. (Foto: Ana Carolina Araújo/Dicom)

O pró-reitor de Administração e Finanças, o professor Mayk Vieira Coelho, destacou o significado de sediar o evento. “Trazer o fórum para a UNIFAL-MG é um desafio gratificante, pois as discussões que são apresentadas contribuem de maneira significativa para a gestão das IFES”, disse. “É também uma oportunidade de apresentar as boas práticas realizadas em nossa Instituição, bem como discutir sobre os desafios comuns pelos quais estamos atravessando na busca por soluções ágeis frente às diversas temáticas que trabalhamos. Às vezes, um problema que enfrentamos aqui já foi resolvido em outro lugar”, acrescentou.

Sandro Amadeu Cerveira – reitor da UNIFAL-MG. (Foto: Ana Carolina Araújo/Dicom)

O reitor da UNIFAL-MG, o professor Sandro Amadeu Cerveira, deu as boas-vindas aos participantes e destacou o papel estratégico do Forplad para o fortalecimento da rede federal. “O Forplad é um espaço de construção de soluções e de defesa da boa gestão pública. Precisamos agir como rede, potencializando nossa força coletiva”, afirmou.

Sandro Cerveira também lembrou o protagonismo da UNIFAL-MG em projetos como o ForPDI e o ForRISCOS, e defendeu o fortalecimento de ações conjuntas entre as instituições, como a assinatura coletiva de bibliotecas virtuais e iniciativas de eficiência energética. “Não podemos permitir que o dinheiro público seja gasto de maneira descuidada, mas também precisamos usar a força da rede para gerar economia e inovação”, completou.

(Fotos: Dicom/UNIFAL-MG)

Apresentação institucional

Após a abertura, o reitor apresentou um panorama detalhado da UNIFAL-MG, que neste ano de 2025 celebra 20 anos de transformação em Universidade Federal, além de 111 anos de história e 60 de federalização.

Durante o evento, o reitor apresentou panorama detalhado da UNIFAL-MG. (Foto: Ana Carolina Araújo/Dicom)

Entre os avanços recentes, o professor Sandro Cerveira mencionou a implantação de novos cursos pelo Reuni Digital, a realização de mais de 400 projetos de pesquisa e a participação de 16 mil pessoas por ano em ações de extensão. Citou ainda a criação da Editora da UNIFAL-MG, o fortalecimento da assistência estudantil, que atende mais de 3 mil estudantes, e os investimentos em infraestrutura e ampliação do quadro técnico e docente.

Nos projetos em andamento, destacou-se a construção da nova Faculdade de Odontologia, a previsão orçamentária para implantação do hospital universitário, a expansão dos cursos de Engenharia e a criação do Instituto de Desenvolvimento Institucional (IDI).

“Estamos batalhando para concretizar sonhos importantes, como o nosso hospital universitário e o fortalecimento das áreas de ensino e pesquisa. Mesmo diante dos desafios orçamentários, seguimos trabalhando com planejamento, compromisso público e visão de rede”, enfatizou.

Boas práticas e debates sobre desafios da gestão

Georgia Mansour – pró-reitora de Administração da Unifesp. (Foto: Ana Carolina Araújo/Dicom)

No primeiro dia do encontro, na terça (4), ocorreu o painel sobre Custos e Execução Orçamentária, ministrado pela professora Georgia Mansour, pró-reitora de Administração da Unifesp.

Na sequência, os participantes prestigiaram a sessão de boas práticas da UNIFAL-MG, ocasião em que foram apresentados o Manual de Implantação de BIM e o Diagnóstico do PDI – Grupo Focal, conduzidos pela Proplan, e o modelo normativo para processos administrativos sancionadores (Lei nº 14.133/2021), apresentado pela Pró-Reitoria de Administração e Finanças.

Ao longo do dia, os participantes conheceram os trabalhos da Universidade, por meio da apresentação dos servidores da UNIFAL-MG. Participam dos painéis, os professores Carla Leila Oliveira Campos e João Paulo de Brito Nascimento, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA); o pró-reitor adjunto de Planejamento, o engenheiro Charles Guimarães Lopes; a coordenadora de Desenvolvimento Institucional, a administradora Larissa Araújo dos Santos, e o chefe da Divisão de Legislações e Editais, o técnico administrativo Rafael Luiz Santos Pereira.

A programação do segundo dia de atividades, quarta (5), incluiu as mesas temáticas: “Contratos de Faciliti”, com a participação de João Batista Martins Teixeira (UFT), e “Cuidados com o uso de IA na Administração de uma Universidade Federal”, apresentada pelo professor Mayk Coelho, pró-reitor de Administração da UNIFAL-MG.

(Fotos: Dicom/UNIFAL-MG)

Em nome da comissão organizadora, a coordenadora Débora Silva Barroso de Araújo, secretária da Proplan, manifestou satisfação pela oportunidade de a UNIFAL-MG sediar o encontro. “Sediar este encontro foi, para nós, motivo de orgulho e também de grande responsabilidade”, disse. “Este evento não apenas promove o compartilhamento de boas práticas, mas também traz a troca de experiências sobre temas estratégicos para o planejamento e a gestão universitária. Em nome da comissão agradecemos a todos os participantes, aos coordenadores do Forplad e às equipes envolvidas na organização deste encontro”, compartilhou.

O encontro dos gestores de planejamento e de administração contou com o apoio da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), da empresa Majestic Laticínios e da empresa Ipanema Coffees.coffee-break foi preparado pela empresa Platter & Aperitivos.

Nos dois dias de evento, os participantes também prestigiaram as apresentações culturais da Orquestra Popular e do grupo de dança Arte de Salão, ambos projetos de extensão da Universidade, dos quais participam estudantes, professores, técnicos e membros da comunidade externa.

(Fotos: Dicom/UNIFAL-MG)

Participe do Jornal UNIFAL-MG!

Você tem uma ideia de pauta ou gostaria de ver uma matéria publicada? Contribua para a construção do nosso jornal enviando sugestões ou pedidos de publicação. Seja você estudante, professor, técnico ou membro da comunidade, sua voz é essencial para ampliarmos o alcance e a diversidade de temas abordados.

LEIA TAMBÉM