Universidade inicia elaboração do novo Plano de Desenvolvimento Institucional para o período de 2026 a 2030

Comitê de Governança, Riscos, Controles e Integridade, formado por pró-reitores e diretores de campi, terá papel protagonista na elaboração do novo documento. (Foto: Dicom/UNIFAL-MG)

A UNIFAL-MG deu início ao processo de elaboração do novo Plano de Desenvolvimento Institucional, o PDI, para o período de 2026 a 2030. O ponto de partida foi uma reunião do Comitê de Governança, Riscos, Controles e Integridade (CGRCI), realizada no dia 6 de setembro, que apresentou a proposta de trabalho e definiu o cronograma para a elaboração do novo plano.

Equipe da alta gestão define as etapas iniciais do processo. (Foto: Dicom/UNIFAL-MG)

Durante a reunião, foram definidas as etapas iniciais do processo, as quais contemplam a análise dos ambientes interno e externo da Instituição, a ser realizada em conjunto com a comunidade, e a capacitação dos membros do Comitê de Governança, Riscos, Controles e Integridade.

O momento é visto como um dos mais importantes para pensar o futuro da Universidade, por isso o CGRCI terá papel protagonista na elaboração do novo documento. Formado por pró-reitores e diretores de campi, os integrantes passarão por capacitação para constituir o novo Mapa Estratégico. A Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan) continuará desempenhando um papel técnico e orientador, enquanto os Grupos de Trabalho (GTs) serão responsáveis pela elaboração das metas e indicadores.

Conforme o professor Sandro Amadeu Cerveira, reitor da UNIFAL-MG, o Plano de Desenvolvimento Institucional se apresenta como uma ferramenta fundamental para alinhar as estratégias com as necessidades atuais e as expectativas futuras da comunidade. “O PDI é a nossa grande bússola e a nossa intenção, como já fizemos anteriormente, é construí-lo de maneira participativa, bem pensada, bem estudada e, para isso, uma série de ações de pesquisa estão sendo feitas para que a nossa Universidade tenha um PDI que atenda as necessidades institucionais”, enfatiza.

A ideia é que o PDI para o período 2026-2030 seja construído a partir do conhecimento adquirido nos PDIs anteriores, acrescido de algumas inovações, entre elas, um processo de diagnóstico mais amplo com a participação da comunidade.

“O PDI 2026-2030 contará com a participação da comunidade desde o diagnóstico da Instituição, passando pelas perspectivas em relação ao cenário externo, seja político, setorial (PNE) e econômico para que as estratégias sejam formuladas baseadas no máximo de informação disponibilizada possível”, afirma o gestor Lucas Cezar Mendonça, pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional.

Para subsidiar as estratégias a serem delineadas, as informações coletadas no diagnóstico serão somadas às informações apresentadas nos relatórios da Comissão Própria de Avaliação (CPA), bem como no PDI atual. O gestor reforça: “Haverá ainda diversas etapas nas quais será possível a participação da comunidade, como a participação dos diversos segmentos na elaboração do documento-base, abertura para sugestões aberto ao público e a participação final do Conselho Universitário para discussão e deliberação.”

Larissa Araújo dos Santos – coordenadora de Desenvolvimento Institucional – anuncia como novidades no novo processo, a aplicação de metodologias estratégicas, como o Balanced Scorecard (BSC) e a metodologia OKR (Objectives and Key Results). (Foto: Dicom/UNIFAL-MG)

O pró-reitor comenta a importância das etapas para a formulação das estratégias e para a capacitação dos formuladores. “Tendo em vista a amplitude de abordagens do PDI, torna-se uma participação extremamente qualificada no processo de elaboração”, ressalta, lembrando se tratar do principal instrumento de planejamento da UNIFAL-MG.

Entre as inovações na elaboração do novo plano, a coordenadora de Desenvolvimento Institucional, Larissa Araújo dos Santos, pontua novos métodos de coleta de dados. “Para o ciclo 2026-2030, destacam-se como novidades a aplicação de metodologias estratégicas, como o Balanced Scorecard (BSC) e a metodologia OKR (Objectives and Key Results)”, revela. Segundo ela, a plataforma ForPDI continuará sendo utilizada para facilitar o monitoramento e a revisão das ações previstas.

O cronograma prevê um ano de trabalho. (Foto: Dicom/UNIFAL-MG)

Na avaliação do pró-reitor, essas inovações na construção do documento vêm para agregar ainda mais ao processo. “Acredito que com a metodologia adotada para o PDI 2026-2030 será possível fazer um documento que contemple os anseios da comunidade acadêmica de forma democrática, considerando o cenário atual e as perspectivas de futuro, bem como, as limitações existentes”, destaca.

“Planejar é também sonhar com um futuro melhor para a nossa Instituição e um exercício de conhecê-la melhor visando também fazer melhor aquilo que já fazemos, mediante a vigilância de nossa missão e valores e objetivando alcançar nossa visão institucional”, conclui Lucas Mendonça.

O cronograma prevê um ano de trabalho, com perspectiva de publicação do novo documento em outubro de 2025. Acesse aqui para conferir cada uma das etapas.

Em breve, a equipe envolvida disponibilizará outros detalhes do processo para acesso da comunidade universitária.

Confira o PDI 2021-2025 vigente

Saiba mais sobre o Comitê de Governança, Riscos, Controles e Integridade