VII Semana Acadêmica de Física da UNIFAL-MG reúne pesquisadores convidados, estudantes e professores da Universidade

Ações aconteceram entre os dias 10 e 12 de setembro, no campus Santa Clara, Alfenas/MG
Participantes da VII Semana da Física da UNIFAL-MG. (Imagens: arquivo pessoal)

O Departamento de Física da UNIFAL-MG promoveu, entre os dias 10 e 12 de setembro, a VII Semana Acadêmica da Física (VII SAF). O evento reuniu pesquisadores convidados, estudantes do curso e da pós-graduação, além de membros da comunidade acadêmica em geral. As ações aconteceram no campus Santa Clara, em Alfenas/MG.

A VII SAF foi coordenada por Jordana Torrico Ferreira, professora visitante do Instituto de Ciências Exatas (ICEx) da UNIFAL-MG, em conjunto com a comissão organizadora, formada pelo coordenador adjunto do curso de Física – Licenciatura Tiago José Arruda e pelos discentes Camila Cristina da Silva Ximenes, Elisa Christina Madeira Gonçalves, Gabriel Monteiro Alves da Rocha, Júlio Marcos de Oliveira Domingues, Matheus Passos Lauand e Wellington Miguel Aristides da Silva Paiva, todos do ICEx.  A programação dividiu-se entre as oficinas de formação, que ocorreram no período vespertino (das 14h às 17h30), e palestras, rodas de conversa e apresentações orais, que aconteceram na parte da noite, entre às 19h e 22h40.

Oficina “Construindo foguetes de garrafa PET”

Segundo a professora Jordana Ferreira, a mesa de abertura destacou a importância das semanas acadêmicas para a formação discente, além de valorizar o trabalho da comissão organizadora e a participação dos discentes no processo. No momento, estiveram presentes o vice-reitor da UNIFAL-MG, professor Alessandro Antônio Costa Pereira, o pró-reitor de Extensão e Cultural, professor José Francisco Lopes Xarão, o diretor do Instituto de Ciências Exatas, professor Artur Justiniano Roberto Junior, o coordenador do curso de Física, professor Tiago José Arruda e a coordenadora da VII SAF.

Dentre as atividades ofertadas à comunidade, destacaram-se as oficinas “Construindo foguetes de garrafa PET”, ministrada por Monique Marques de Brito, professora de física na Escola Estadual Doutor Napoleão Salles, e a oficina “Astronomia Observacional”, conduzida pelo professor Luciano Soares Pedroso, da Universidade dos Vales Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), em parceria com os discentes Camila Cristina da Silva Ximenes e Júlio Marcos de Oliveira Domingues.

À noite, os professores convidados Luciano Soares Pedroso (UFVJM), Fabiano Lemes Ribeiro (UFLA) e Felipe Fortes Braz (UFLA/CEMIG) ministraram as palestras “Hackeando a realidade: modelando o mundo com sensores”, “Introdução à Teoria de Escala” e “Inclusão Científica: caminhos e experiências de uma pessoa com deficiência visual em Física”, respectivamente. A programação incluiu, ainda, apresentações orais de trabalhos científicos e acadêmicos de discentes da graduação, da pós-graduação e de docentes, além de uma sessão de painéis de iniciação científica, trabalhos de conclusão de curso e projetos de extensão.

Registro da roda de conversa “Inclusão Científica de Pessoas com Deficiência Visual na Universidade.

Ademais, em parceria com o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (PRACE), a VII SAF promoveu a roda de conversa “Inclusão Científica de Pessoas com Deficiência Visual na Universidade”, composta pelo professor Felipe Fortes Braz e pelos discentes de graduação João Pedro Carvalho Ferreira e Mateus Souza Soares, ambos da UNIFAL-MG. A ação foi mediada pela pró-reitora Cláudia Gomes.

“Eventos como a Semana da Física são muito importantes para a comunidade acadêmica. Nossos estudantes tiveram a oportunidade de ocupar um espaço fora da sala de aula para interagir entre si e discutir temas relevantes da Física e do ensino de Física com pesquisadores convidados. Além disso, puderam vivenciar a experiência de participar de um evento acadêmico como ministrantes ou integrantes da comissão organizadora, o que certamente contribuirá para sua formação profissional”, destaca o coordenador do curso de Física – Licenciatura, professor Tiago José Arruda.

*Luana Bruno é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG.

Participe do Jornal UNIFAL-MG!

Você tem uma ideia de pauta ou gostaria de ver uma matéria publicada? Contribua para a construção do nosso jornal enviando sugestões ou pedidos de publicação. Seja você estudante, professor, técnico ou membro da comunidade, sua voz é essencial para ampliarmos o alcance e a diversidade de temas abordados.

LEIA TAMBÉM