Visita de professor de universidade alemã à UNIFAL-MG impulsiona debate sobre fundos europeus para intercâmbio de estudantes

Pesquisador da Friedrich-Schiller-Universität foi recebido pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia
Na imagem, estão os representantes da UNIFAL-MG e o professor da Friedrich-Schiller-Universität. (Foto: arquivo/Dicom)

O Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGeo) da UNIFAL-MG recebeu a visita do professor Fernand Stenglein, da Friedrich-Schiller-Universität, de Jena, Alemanha, a fim de discutir o andamento do acordo de cooperação definido entre as duas universidades em maio deste ano. A visita aconteceu entre os dias 16 e 25 de julho.

No dia 24, o professor Fernand Stenglein realizou uma reunião com os representantes da UNIFAL-MG, entre eles: o professor Estevan Leopoldo de Freitas Coca, do Instituto de Ciências da Natureza (ICN), que esteve em 2022 na Friedrich-Schiller-Universität; a professora Sandra de Castro de Azevedo, coordenadora do PPGeo; a professora Fernanda Borges de Araújo Paula, coordenadora da Pós-Graduação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação; o professor Breno Régis Santos, também do ICN; o professor Claudio Umpierre Carlan, diretor da Diretoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (DRI); e o servidor técnico-administrativo do Departamento de Apoio Pedagógico da UNIFAL-MG, Gentil Candido da Silva. Na oportunidade, os representantes das instituições debateram a utilização dos fundos da União Europeia para o intercâmbio de estudantes.

Para a coordenadora do PPGeo, Profa. Sandra de Azevedo, o Programa é novo e tem avançado no processo de internacionalização. “A cooperação com a Universidade de Jena já tem resultados positivos. Esta é a segunda visita do professor Ferdinand Stenglein à UNIFAL-MG, com objetivo de estreitar os laços entre as duas instituições. Como coordenadora do Programa, agradeço muito o professor Estevan e à PRPPG por todo trabalho e dedicação em cada ação de internacionalização”, destacou.

Segundo o diretor de relações internacionais e interinstitucionais, Prof. Claudio Umpierre Carlan, tanto a presença do professor Fernand Stenglein na UNIFAL-MG quanto do Prof. Estevan em Jena demonstram o interesse e avanço das instituições nas parcerias internacionais. “Mesmo em épocas de vacas magras, a UNIFAL-MG continua avançando no processo de internacionalização, tanto na graduação, quanto na pós-graduação.”

Para saber mais a respeito do acordo de cooperação entre as instituições, acesse este link.