Já está disponível na página do projeto Letras para Todos, o primeiro livro produzido por estudantes da disciplina Escrita Criativa, do curso de Letras, ministrado no segundo semestre de 2024 pelos professores Eloésio Paulo e Marcos de Carvalho. A obra reúne poemas e textos em prosa de 24 estudantes, em uma amostra definida por Eloésio Paulo como “surpreendente em variedade e qualidade”.

A proposta da disciplina é oferecer aos discentes os fundamentos da criação literária e, paralelamente, a oportunidade de escrever seus próprios textos, em diálogo permanente com os docentes, ambos autores de diversos livros e estudiosos de teoria e história da literatura.

Intitulado Foi o que saiu!, o volume é organizado pela discente Brendha Thatiane Maia, do bacharelado em Letras, que ao comentar a experiência na organização do livro compartilha: “[A tarefa] me possibilitou ver que eu não só consegui aprender o suficiente dentro das matérias de editoração, oferecidas pelo nosso curso [mas também] pensar em diferentes formas de transformar os textos soltos em um único conjunto e padronizar a diagramação e a tipografia.”
Outra acadêmica a participar da obra é Maisanara Fonseca da Silva, que já havia se aventurado na escrita literária, mas tinha deixado esse hábito de lado há algum tempo. Segundo ela, ao cursar a disciplina de Escrita Criativa, reencontrou o que ela chamou de um “grande e divertido desafio”. A experiência despertou novamente a “intrínseca necessidade de escrever, antes soterrada pela rotina veloz e automática, aperfeiçoando minha técnica”, conforme ela relata.

“[A disciplina] se tornou essencial para transcender a vida ‘fútil, cotidiana e tributável’, como diz Álvaro de Campos – um dos heterônimos do poeta português Fernando Pessoa”, afirma.
Para Cecília Maria de Oliveira, também discente do bacharelado em Letras, a abordagem adotada pelos professores da disciplina causou surpresa, sobretudo porque no início acreditava que seria uma disciplina centrada em regras e normas. “Inicialmente imaginava uma disciplina com regras e normas e, no entanto, fui surpreendida pela proposta dos professores, de ter liberdade para criar, pois o óbvio já temos”, enfatiza.

Cecília Oliveira revela que sempre teve receio de escrever, mas o incentivo recebido no decorrer da disciplina contribuiu para uma mudança de postura. “Fui encorajada a criar diversas formas, sem restrições à imaginação e à linguagem”, comenta. Em referência ao poeta e cronista Carlos Drummond de Andrade, a discente acrescenta que a experiência proporcionada “removeu as pedras” de seu caminho.
O volume Foi o que saiu! pode ser acessado neste link.
Sobre o projeto Letras para Todos
Letras para Todos é uma iniciativa coordenada pelos professores Rosângela Rodrigues Borges e Celso Ferrarezi Jr., do curso de Letras da UNIFAL-MG, cuja proposta é contribuir para a formação do profissional de Letras. O projeto iniciou-se como ação de extensão no ano de 2023 e foi estruturado em duas linhas: Formação Básica e Formação profissionalizante específica – que se subdivide em estudos linguísticos, estudos literários, produção acadêmica, editorial e legislativa.
Por meio de ações como cursos, oficinas, minicursos, palestras e eventos, que podem ser ou não vinculadas às disciplinas dos cursos de graduação em Letras, o projeto promove espaços para o protagonismo de estudantes e da comunidade, de modo a estabelecer maior interação dialógica e produção de conhecimentos.
Todos os materiais produzidos pelos acadêmicos dos cursos de Letras são disponibilizados no site Letras para Todos. Visite aqui.