Entre os dias 20 de Julho e 02 de Agosto, a discente Giovanna Ciuffo Nascimento, do curso de Licenciatura em História da UNIFAL-MG e bolsista de Iniciação Científica da FAPEMIG, participou dos trabalhos técnicos-arqueológicos da Escola de Verão Cidade de Ammaia, em Portugal. As atividades aconteceram sob orientação do professor Claudio Umpierre Carlan, do Instituto de Ciências Humanas e Letras, e supervisão dos professores Carlos Fabião, Amilcar Guerra e Catarina Viegas, da Universidade de Lisboa/Portugal.

Giovanna Nascimento é a primeira discente de uma universidade mineira e primeira aluna de graduação de uma universidade brasileira a realizar atividades de escavação na cidade romana de Ammaia, no Alentejo. De acordo com Claudio Carlan, a concretização deste trabalho só foi possível devido à parceria de mais de vinte anos que estabelece com o professor Carlos Fabião, diretor do Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa.
“Durante a escavação, encontramos seis sepulturas, acompanhadas de cerâmicas, pratos e vidros, o que foi uma grande surpresa para todos, pois não estávamos esperando encontrar nem a primeira e, para mim, especialmente, pois nunca tinha visto algo assim fora das fotos”, explica a discente.

A UNIFAL-MG tem um acordo técnico-científico entre a o Programa de Pós-Graduação em História Ibérica (PPGHI) e a Universidade de Lisboa. “No caso de Giovanna, a Universidade e a Fundação Ammaia custearam a alimentação e o alojamento da discente, de modo que não houve nenhum ônus para a UNIFAL-MG”, ressalta Claudio Carlan.
“Por ser estudante de História e não ter formação em arqueologia, eu tinha receio de não conseguir acompanhar, mas encontrei professores e colegas extremamente atenciosos e prestativos, sempre dispostos a orientar e compartilhar seus conhecimentos. Esse apoio fez toda a diferença, transformando completamente a minha experiência”, afirma Giovanna Nascimento. “Essa experiência foi transformadora para minha formação: percebi a complexidade e a riqueza do trabalho de campo e me apaixonei ainda mais pela arqueologia. Volto dessa viagem com a certeza de que desejo seguir no mestrado e dedicar minha trajetória acadêmica a essa área”, pontua.
Carlos Fabião esteve na UNIFAL-MG em dezembro, no projeto de Internacionalização da Pós/FAPEMIG, momento no qual teve oportunidade de participar do Congresso Internacional sobre a Península Ibérica e ministrar aulas na graduação e na pós-graduação, além de realizar o lançamento de livros. De acordo com Claudio Carlan, esta foi a segunda visita técnica do professor, um dos arqueólogos mais importantes da Europa, à UNIFAL-MG.
No momento, os docentes, em parceria com Pedro Paulo Funari, professor da UNICAMP e colaborador do PPGHI da UNIFAL-MG, organizam um livro a respeito dos trabalhos realizados em conjunto com verba da FAPEMIG. A obra será lançada em Alfenas e Lisboa e contará com participação de Giovanna Nascimento.
*Luana Bruno é estagiária na Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG.