O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) da UNIFAL-MG promoveu, no dia 18/11, uma palestra e capacitação para os CRAS I e V de Varginha/MG. A atividade, realizada no CRAS V – Novo Tempo do município, ofereceu orientações sobre direitos previdenciários das mulheres atendidas pelas unidades e capacitou funcionários que têm atendido demandas previdenciárias dos assistidos.

A palestra foi ministrada pela discente Lays dos Reis Ferreira, do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Sociedade (PPGPS) da UNIFAL-MG, com orientação do professor Wesllay Carlos Ribeiro e da professora Larissa Gonçalves Souza, do PPGPS.
Durante as atividades, foram esclarecidas dúvidas das mulheres atendidas e dos funcionários dos CRAS. Entre as mulheres atendidas, muitas beneficiárias de programas sociais, foi observado grande desconhecimento sobre a possibilidade de contribuírem facultativamente para a Previdência Social.
Como resultado, foi identificado a possibilidade de uma parceria mais estruturada entre o NAF Previdência e a rede de assistência social, com o objetivo de melhorar o atendimento à população. “Com ênfase na função social da Universidade, a iniciativa teve como propósito central ampliar o acesso à informação qualificada sobre os direitos previdenciários, especialmente entre os segmentos mais vulneráveis da população”, afirma Lays Ferreira.
A discente conta também que, para isso, buscou-se adotar uma abordagem didática, clara e acessível, a fim de respeitar os diferentes níveis de escolarização dos públicos atendidos. “Durante a realização da atividade, os próprios servidores dos CRAS relataram a dificuldade no atendimento às demandas previdenciárias trazidas pela população, principalmente por não terem recebido capacitações específicas sobre o tema. Essa limitação compromete a orientação adequada aos usuários, principalmente diante de dúvidas mais complexas relacionadas à contribuição, carência e acesso aos benefícios”, enfatiza.
Ela relata que a ação permitiu visualizar outros segmentos de atuação para o NAF, para além do atendimento técnico individualizado, como a capacitação de equipes da rede pública e a realização de ações educativas em espaços de vulnerabilidade.
“Isso amplia o escopo do projeto e mostra o potencial de impacto do NAF não apenas como canal de esclarecimento, mas também como parceiro estratégico na qualificação das políticas públicas. O NAF Previdência, nesse contexto, reafirma seu papel como espaço de orientação ao público, promovendo educação previdenciária e aproximando o cidadão das políticas públicas. Essa atuação é fundamental para a pesquisa da discente , que trata justamente das barreiras enfrentadas por segurados rurais no processo de requerimento de benefícios”, finaliza.














