Professora da UNIFAL-MG apresenta trabalho sobre metodologias e significados do saber docente e media ateliê em colóquio realizado em Portugal

(Foto: Arquivo Pessoal)

A professora e pesquisadora Ana Cristina Gonçalves de Abreu Souza, do Institudo de Ciências Humanas e Letras da UNIFAL-MG, participou da 32ª edição do Colóquio Internacional da Association Francophone Internationale de Recherche Scientifique en Education (AFIRSE) Portugal, realizado nos dias 5, 6 e 7 de fevereiro de 2025, no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. O evento reuniu pesquisadores de diversas partes do mundo para debater sobre o tema “Educação, Participação e Democracia – Contributos da Investigação”.

Professora Ana Abreu e professoras Paula Neves Paula Neves e Luciana Limeira (Foto: Arquivo Pessoal/Ana Abreu)

Ana Abreu, líder do Grupo de Pesquisa Formatio: processo na formação e profissionalidade docente, apresentou o trabalho “O aprender docente: metodologias e significados do processo”, resultado de uma pesquisa desenvolvida em colaboração com os pesquisadores Fernando Hernández-Hernández (Universidade de Barcelona), Juana Sancho (Universidade de Barcelona), Bettina Steren Santos (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul) e Gabriela Bula ( Universidade Federal do Rio Grande do Sul). O estudo faz parte da pesquisa mais ampla intitulada “Trajetórias de aprendizagens de estudantes universitários que optam pela profissão docente no Brasil”.

“O projeto apresentado é resultado de uma pesquisa maior em que se desenvolve a partir das narrativas dos estudantes universitários que optam pela profissão docente no Brasil”, destaca a professora.

A pesquisadora também atuou como mediadora de um ateliê no evento, contribuindo para o debate sobre formação docente e os desafios da educação nas sociedades democráticas. “A formação de professores se organiza a partir de lutas, interesses e dimensões complexas, a investigação tem grande relevância por trazer reflexões importantes sobre pensarmos o aprender docentes e seus desdobramentos na edificação da qualidade da educação publica brasileira por meio de narrativas e metodologias autobiográficas”, afirma Ana Abreu.

Professora Ana Abreu e professor Philippe Meirieu (Foto: Arquivo Pessoal/Ana Abreu)

O Colóquio contou com a presença dos professores e pesquisadores da área, que segundo a pesquisadora da UNIFAL-MG, trouxeram reflexões críticas sobre o papel da educação na democracia e na defesa dos direitos humanos. “No Colóquio estiveram presentes importantes pesquisadores, referência no Campo da Educação como: Prof Dr Antonio Nóvoa, Prof Dr Philippe Meirieu e Prof Dr Almerindo Afonso que contribuíram com pesquisas e diálogos contemporâneos, críticos e emancipatórios sobre a formação de professores e os desafios atuais, detalha.

O Colóquio Internacional da AFIRSE Portugal ocorre há 32 anos, reunindo acadêmicos, pesquisadores e agentes educativos para refletir sobre a educação democrática, a valorização da diversidade e a promoção da igualdade e da solidariedade no contexto educacional.

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