Candidatos ao vestibular da UNIFAL-MG podem solicitar isenção da taxa de inscrição até o dia 2 agosto

Benefício é destinado a pessoas de baixa renda inscritas no CadÚnico e a quem comprovar renda e escolaridade conforme critérios do edital
Fotomontagem ilustrativa.

Os candidatos que desejam prestar o vestibular próprio da UNIFAL-MG e que se enquadram nos critérios definidos no Edital nº 1 podem solicitar isenção da taxa de inscrição. O valor da taxa é de R$ 162,10, e os pedidos de isenção podem ser feitos até o dia 2 de agosto, por meio do site do Cebraspe, banca organizadora do processo seletivo, neste link.

Conforme previsto no edital, a taxa de inscrição pode ser isenta para dois grupos específicos:

  • Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo, conforme os Decretos Federais nº 6.593/2008 e nº 11.016/2022;

  • Candidatos com renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo, que tenham cursado todo o ensino médio em escola pública ou como bolsistas integrais em escola da rede privada, conforme a Lei Federal nº 12.799/2013.

A solicitação deve ser feita no ato da inscrição, com o preenchimento do requerimento eletrônico e envio da documentação exigida, conforme o perfil do candidato. O resultado preliminar da análise será divulgado no dia 14 de agosto. O prazo para recursos é 15 de agosto, com resultado final previsto para 20 de agosto.

Sobre o vestibular próprio

O vestibular próprio da UNIFAL-MG é uma nova forma de ingresso aos cursos de graduação da UNIFAL-MG, complementar ao Sisu, e será aplicado no dia 19 de outubro, nas cidades de Alfenas, Poços de Caldas e Varginha. A seleção contará com 70 questões objetivas e uma redação dissertativa-argumentativa, cujos conteúdos seguirão os componentes curriculares do Ensino Médio da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

A pontuação final será calculada com base na soma dos pontos obtidos nas provas. Os candidatos não eliminados serão classificados em ordem decrescente conforme a nota total, respeitando os critérios de desempate definidos no edital.

Candidatos oriundos de escolas públicas, incluindo pessoas negras, indígenas, com deficiência e quilombolas também podem concorrer ao Sistema de Cotas. Durante o período de inscrição, o candidato poderá alterar a opção de concorrência (de cotista para ampla concorrência, por exemplo). É fundamental verificar previamente se atende às exigências da modalidade escolhida, bem como providenciar a documentação necessária, conforme descrito no edital.

As inscrições seguem até o dia 22 de agosto. Acesse o Edital nº 1 para saber mais detalhes.

Confira também a página do vestibular aqui ou acesse a matéria UNIFAL-MG terá vestibular próprio complementar ao Sisu no segundo semestre para ingresso aos cursos de graduação em 2026

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Central de Atendimento ao Candidato do Cebraspe pelo telefone 0800 722 1125 ou e-mail sac@cebraspe.org.br.

Outras informações podem ser obtidas junto à Diretoria de Processos Seletivos da UNIFAL-MG pelos telefones (35) 3701-9290 (WhatsApp) e 3701-9291, ou e-mail dips@unifal-mg.edu.br.

Participe do Jornal UNIFAL-MG!

Você tem uma ideia de pauta ou gostaria de ver uma matéria publicada? Contribua para a construção do nosso jornal enviando sugestões ou pedidos de publicação. Seja você estudante, professor, técnico ou membro da comunidade, sua voz é essencial para ampliarmos o alcance e a diversidade de temas abordados.

LEIA TAMBÉM