Capacitações promovidas pela Agência de Inovação e Incubadora de Empresas de Base Tecnológica impulsionam a criatividade e o empreendedorismo

Em colaboração com a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (NidusTec), a Agência de Inovação e Empreendedorismo (I9) da UNIFAL-MG realiza constantemente eventos que impulsionam a criatividade e a inovação não apenas de membros da comunidade universitária como também da comunidade externa.

Discentes do SENAC durante o evento “Startup Run: Transformando nossa realidade com o uso de tecnologias inovadoras”. (Foto: Arquivo/Agência de Inovação)

No final de abril, os discentes do SENAC participaram do “Startup Run: Transformando nossa realidade com o uso de tecnologias inovadoras”, uma atividade presencial ocorrida na Unidade Santa Clara, em que os participantes foram motivados a explorar suas mentes criativas e a conceber propostas que pudessem revolucionar o mercado.

“A atmosfera pulsante do evento impulsionou a energia criativa, estimulando discussões fervorosas e colaborações inspiradoras”, relatou a professora Izabella Carneiro Bastos, diretora da Agência.

Segundo ela, a implementação do modelo Startup Run teve como objetivo chamar a atenção dos discentes do SENAC para o mundo da inovação e, consequentemente, despertar o interesse pelo empreendedorismo. “A partir de eventos como esse, esperamos aproximá-los de possibilidades que poderiam ser, até então, desconhecidas e propiciar o desenvolvimento de uma cultura empreendedora na UNIFAL-MG”, completou.

Participantes durante a “Oficina de Corte a Laser”. (Foto: Arquivo/Agência de Inovação)

O público do SENAC também teve a oportunidade de participar da “Oficina de Corte a Laser” promovido pela Agência e pela NidusTec. No dia 20 de maio, o grupo se reuniu no Laboratório NidusLab Maker para uma apresentação teórica do funcionamento do laser.

Na sequência, a equipe da Agência conduziu uma capacitação para o software de controle numérico computadorizado, apresentando conceitos de base da computação e arquitetura em conjunto com conceitos matemáticos clássicos de ensino médio.

A iniciativa buscou capacitar os discentes a produzirem suas próprias peças em MDF reciclado da UNIFAL-MG. “Os participantes se mostraram empolgados com a atividade, que deu espaço para a criação de suas próprias peças com suas marcas fictícias, conectando-se, de forma excelente, à ação Startup Run: Transformando Ideias em Produtos Mercadológicos”, comentou a professora Izabella Bastos.

Segundo Rafael Domingues, físico, discente do curso de Ciência da Computação e bolsista de Desenvolvimento em Ciência, Tecnologia e Inovação, a oficina foi uma excelente oportunidade de mostrar na prática o poder da cultura maker na materialização e disseminação de ideias, especialmente em seu potencial de aplicação em negócios próprios.

Para Rafael Domingues, bolsista de Desenvolvimento em Ciência, Tecnologia e Inovação, a oficina foi uma excelente oportunidade de mostrar na prática o poder da cultura maker na materialização e disseminação de ideias. (Foto: Arquivo/Agência de Inovação)

“O engajamento dos participantes foi muito positivo, e todos puderam refletir sobre aspectos práticos que não tinham considerado num primeiro momento, ao estruturar suas empresas fictícias, como a importância não somente da criação de suas marcas, mas na disseminação de cada uma delas e na própria escalabilidade de seus produtos finais, aprendendo a isolar seus principais parâmetros de precificação”, compartilhou.

No dia 22 de maio, a oportunidade promovida pela I9 e a NidusTec foi direcionada a todos os que se interessam em transformar pesquisa em negócio. Intitulado “Como transformar minha pesquisa em negócio”, o evento aconteceu no auditório Leão de Faria e capacitou pesquisadores que desejam transformar suas ideias em produtos mercadológicos.

A capacitação contou com a participação de Flavio Gonzaga, professor e pesquisador do curso de Ciência da Computação da Universidade, que é sócio-fundador da empresa SearchOnMath; Paulo Granjeiro, professor na Universidade Federal de São João del-Rei, consultor de startups e spin-offs acadêmicas, coordenador do Núcleo de Empreendedorismo e Inovação Tecnológica (NETEC) e da Incubadora de Empresas (INDETEC) da UFSJ, e cofundador da SPIN Innsumo Soluções Tecnológicas; e Izabella Bastos, diretora da Agência de Inovação e Empreendedorismo.

“Como transformar minha pesquisa em negócio” foi o tema da capacitação promovida para pesquisadores que desejam transformar suas ideias em produtos mercadológicos. (Foto: Arquivo/Agência de Inovação)

Conforme a professora Izabella Bastos, a atividade fomentou a transformação de ideias em empreendimentos promissores e encorajou os pesquisadores a considerarem o potencial de mercado de seus trabalhos. “Essa interação direta entre a comunidade acadêmica e os participantes do evento não só amplia o horizonte dos pesquisadores, expondo-os a novas ideias e oportunidades, mas também fortalece os laços entre as instituições envolvidas”, disse.

Para o professor convidado da UFSJ, o evento permitiu compartilhar a evolução da experiência dele junto ao Núcleo de Empreendedorismo e Inovação Tecnológica da Federal de São João del-Rei e também da SPIN Innsumo Soluções Tecnológicas. “Foi uma experiência muito bacana poder compartilhar o que a gente tem feito, tanto no nosso núcleo, como também a atuação da Innsumo, mostrando o histórico, a cronologia de como que foi desde a concepção até a participação em vários programas de pré-aceleração de startup e demonstrar as importantes tomadas de decisões que nós tivemos”, destacou.

Acompanhe todos os eventos realizados pela Agência de Inovação e Empreendedorismo, acessando aqui.

(Imagem de destaque: Evento “Startup Run: Transformando nossa realidade com o uso de tecnologias inovadoras” realizado junto aos discentes do SENAC – Foto: Arquivo/Agência de Inovação)