Climatologista da UNIFAL-MG comenta, em reportagem, as situações que possibilitam a onda de calor observada recentemente na região sul-mineira

(foto: reprodução/EPTV1)

O professor Paulo Henrique de Souza, do Instituto de Ciências da Natureza da UNIFAL-MG, concedeu entrevista ao Jornal da EPTV – 1ª edição, para comentar situação de onda de calor presente na região sul-mineira. A matéria foi ao ar no dia 07/05.

De acordo com o climatologista, o efeito persistente de pelo menos dois anos do El Niño vem contribuindo para a elevação observada nas temperaturas, somado às ações humanas que vêm contribuindo exponencialmente para o cenário vivenciado. “Esses efeitos podem impactar até mesmo nas estações do ano seguinte,” afirmou.

Ainda, segundo o professor, o outono conhecido pela população já não é mais o mesmo. “Se a pessoa tem mais de 40 ou 50 anos, ela já percebe que a estação não é igual ao que se lembra na infância. Não há mais nevoeiros com a frequência que havia, as temperaturas mais amenas e a conjuntura típica que indicava uma estabilidade e característica climática da nossa região mão são natadas mais. O ser humano alterou as condições deste planeta em absorver a energia do sol e distribuí-la,” completou.

Acesse a reportagem completa no link: https://globoplay.globo.com/v/12577582/

*Igor Giugliano é estagiário da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG.