Colação de grau em Varginha marca a formatura de 63 profissionais da área de Ciências Sociais Aplicadas

(Foto: Divulgação/M Star Formaturas)

Em cerimônia realizada no Theatro Municipal Capitólio, em Varginha, na noite do dia 20 de agosto, 63 estudantes dos cursos de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia, Administração Pública, Ciências Atuariais, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas colaram grau pela UNIFAL-MG. A solenidade foi presidida pelo vice-reitor e reitor em exercício, professor Alessandro Antônio Costa Pereira, e foi marcada por homenagens, premiação de Destaque Acadêmico e discursos que enalteceram a trajetória dos formandos e o papel transformador da universidade pública.

Formanda Letícia Ferreira Guidorizzi Firmino, do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia, proferiu o juramento na cerimônia. (Foto: Divulgação/M Star Formaturas)

Na presença de familiares, amigos e autoridades universitárias, a formanda Letícia Ferreira Guidorizzi Firmino, do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia, proferiu o juramento em nome de todos os formados.

Formando Thierry Nanetti, bacharel em Ciência e Economia, foi simbolicamente o primeiro a receber o capelo das mãos do vice-reitor, o professor Alessandro Pereira, representando os demais colegas. (Foto: Divulgação/M Star Formaturas)

Em seguida, o vice-reitor, professor Alessandro Pereira, concedeu oficialmente os graus aos concluintes, oportunidade em que o formando Thierry Guimarães Nanetti, bacharel em Ciência e Economia, foi simbolicamente o primeiro a receber o capelo, representando os demais colegas. Os certificados foram entregues pelos coordenadores e paraninfos dos cursos, em clima de celebração e gratidão.

 

Destaque Acadêmico e homenagens

As homenagens também marcaram a noite de formatura. Bianca Santos Alves prestou homenagem ao paraninfo do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia, o professor Vinícius de Souza Moreira. A bacharela Maria José Gomes Martins homenageou a professora Fabiane Fidelis Querino, paraninfa dos cursos de Administração Pública, Ciências Atuariais, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas.

Os formandos homenagearam também o colaborador Devanir Roberto da Silva, cujo gesto de reconhecimento pelo apoio prestado durante a jornada dos estudantes foi feito pelo bacharel Daniel Marcelino Marinho. Outro homenageado foi o professor Gabriel Rodrigo Gomes Pessanha, do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia, que recebeu os cumprimentos da bacharela Tiffany Souza Dias.

A formanda Eduarda de Mello Guarnieri, do curso de Ciências Atuariais, prestou homenagem à  professora Patrícia de Siqueira Ramos, em nome dos cursos de Administração Pública, Ciências Atuariais, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas.

Durante a solenidade, foi entregue o “Prêmio Professor Reinaldo Marques” à bacharela Naomi Umehara, do curso de Ciências Atuariais, como reconhecimento pelo melhor desempenho acadêmico do curso. O reconhecimento foi feito pelo Núcleo Docente Estruturante do curso e o prêmio foi conferido pelo Instituto Brasileiro de Atuária (IBA). A entrega foi feita por Thaís Martins, representante do IBA, e pela professora Larissa Souza, coordenadora do curso.

A noite de formatura foi marcada por homenagens a membros da Universidade que acompanharam a trajetória dos estudantes. Durante a solenidade, foi entregue também o “Prêmio Professor Reinaldo Marques” à bacharela Naomi Umehara (última foto da galeria), do curso de Ciências Atuariais, como reconhecimento pelo melhor desempenho acadêmico do curso. (Fotos: Divulgação/M Star Formaturas)

Compromisso com a ciência, com a ética e com a transformação social

No papel de orador da turma, o bacharel em Ciências Econômicas, Henrique Emiliano dos Santos, emocionou ao compartilhar sua trajetória de dez anos na Universidade. Em seu discurso, agradeceu à família, aos professores e colegas, e destacou a importância da perseverança: “O verdadeiro valor não está apenas em começar bem, mas em terminar com excelência. O esforço nos leva a lugares que o talento, por si só, jamais alcançaria.”

O professor Vinícius de Souza Moreira foi paraninfo da turma do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia na cerimônia. (Foto: Divulgação/M Star Formaturas)

Em seu pronunciamento, o paraninfo da turma do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia, o professor Vinícius Moreira, lembrou que a universidade é um espaço coletivo de construção do conhecimento e que como protagonistas dessa obra, os formandos continuarão a obra que não termina com a colação.

“Retornem à sociedade o investimento feito por ela na formação de vocês”, pediu. “Usem o conhecimento técnico e científico, da ciência e da economia, para transformar as realidades, para iluminar caminhos em uma sociedade que precisa de mentes criativas e éticas, comprometidas com o bem comum”, acrescentou, dizendo ainda para os bacharéis não esquecerem de defender a ciência e a universidade pública, gratuita e de qualidade.

A professora Fabiane Fidelis Querino foi paraninfa dos cursos de Administração Pública, Ciências Atuariais, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas. (Foto: Divulgação/M Star Formaturas)

A professora Fabiane Fidelis Querino, paraninfa dos cursos de Administração Pública, Ciências Atuariais, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas, enfatizou em sua fala que a colação de grau não finaliza apenas a conclusão de um curso, mas a soma de muitas histórias. “Cada um de vocês traz até aqui uma trajetória única, marcada por escolhas, renúncias, desafios e conquistas. É por isso que essa noite tem um brilho tão especial”, disse.

Ao reforçar que a conquista de cada formando não nasceu por acaso, a paraninfa ainda afirmou: “O diploma que vocês recebem hoje não é apenas um papel. Ele é um símbolo: da força que tiveram para chegar até aqui, da resiliência construída nas madrugadas de estudo, do apoio de quem caminhou ao lado de vocês, e da certeza de que são capazes de ir ainda mais longe.”

Prof. Manoel Vitor de Souza Veloso – diretor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas. (Foto: Divulgação/M Star Formaturas)

O diretor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), o professor Manoel Vitor de Souza Veloso, reforçou a importância da responsabilidade profissional e social dos formandos. “Nestes anos no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, vocês aprenderam muito mais do que teorias e métodos. Aprenderam a olhar criticamente para o mundo, a compreender desafios complexos e, principalmente, a acreditar que a transformação é possível”, pontuou. “Vocês não levam só um diploma, vocês levam algo ainda maior: a responsabilidade de usar o conhecimento adquirido em uma universidade pública, gratuita e de qualidade para contribuir com uma sociedade mais justa, humana e solidária, e promover justiça social.”

Profa. Gislene Araújo Pereira – diretora do campus Varginha. (Foto: Divulgação/M Star Formaturas)

A diretora do campus Varginha, a professora Gislene Araújo Pereira, destacou a oportunidade que os formandos tiveram de usufruir de uma formação qualificada e da contribuição que poderão conceder a sociedade. “Vocês saem daqui com conhecimento, valores e competência que permitirão contribuir de forma ética, responsável e transformadora em suas áreas de atuação.”

Encerrando a cerimônia, o professor Alessandro Pereira reforçou que a passagem pela UNIFAL-MG e a conclusão do curso é apenas um trecho da travessia dos formandos, que agora seguem para uma nova etapa da caminhada. “O real não está na saída nem na chegada, mas no meio da travessia”, parafraseou Guimarães Rosa.

Prof. Alessandro Antônio Costa Pereira – vice-reitor e presidente da solenidade. (Foto: Divulgação/M Star Formaturas)

O vice-reitor finalizou reiterando a importância da atuação dos novos bacharéis na transformação social. “Vocês estão preparados a cumprir o juramento que fizeram nessa solenidade, para serem fiéis aos preceitos da ética, da liberdade e da diversidade. Para respeitarem e defenderem os direitos humanos sem nenhum preconceito, seja de origem, etnia-raça, gênero, cor, orientação sexual. Vocês estão aptos a contribuir para o desenvolvimento do país e para a erradicação da pobreza, da marginalização e das desigualdades. Tenham como objetivo máximo construir uma sociedade livre, justa e solidária.”

Autoridades universitárias que participaram da mesa de honra. (Foto: Divulgação/M Star Formaturas)

Além do professor Alessandro Pereira, presidente da solenidade, a mesa de honra da cerimônia foi composta também por: professora Gislene Pereira (diretora do campus Varginha); professor Manoel Veloso (diretor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas); professor João Marcos Caixeta Franco (coordenador do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia); professor Paulo Roberto Rodrigues de Souza (coordenador de Administração Pública); professora Larissa Gonçalves Souza (coordenadora de Ciências Atuariais); professor João Paulo de Brito Nascimento (coordenador de Ciências Contábeis); professora Ana Márcia Rodrigues da Silva (coordenadora de Ciências Econômicas); professor Vinícius de Souza Moreira (paraninfo da turma de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia); professora Fabiane Querino (paraninfa dos demais cursos); professor Gabriel Pessanha (homenageado do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia); professora Patrícia Ramos (homenageada dos demais cursos) e Devanir Silva (colaborador homenageado).

(Fotos: Divulgação/M Star Formaturas)

Participe do Jornal UNIFAL-MG!

Você tem uma ideia de pauta ou gostaria de ver uma matéria publicada? Contribua para a construção do nosso jornal enviando sugestões ou pedidos de publicação. Seja você estudante, professor, técnico ou membro da comunidade, sua voz é essencial para ampliarmos o alcance e a diversidade de temas abordados.

LEIA TAMBÉM