“Comunicação Pública nas Instituições Federais de Ensino Superior” – Fábia Pereira Lima, Maíra Bittencourt e Ivanei Salgado

O Colégio de Gestores de Comunicação (Cogecom) da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) acaba de lançar uma coletânea que discorre sobre o papel estratégico da comunicação nas instituições federais de ensino superior (IFES). Entre os organizadores está o jornalista e produtor cultural Ivanei Salgado, diretor de Comunicação Social da UNIFAL-MG, que foi vice-diretor do Cogecom no ano de 2023.

Organizadores da obra: Fábia Lima (UFMG), Maíra Bittencourt (UFS) e Ivanei Salgado (UNIFAL-MG) em registro feito no Cogecom realizado em Brasília, no mês de agosto. (Foto: Arquivo/Ivanei Salgado)

A obra “Comunicação Pública nas Instituições Federais de Ensino Superior” foi organizada em parceria com as colegas Fábia Pereira Lima – diretora de comunicação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que foi coordenadora regional Sudeste do Cogecom em 2023 -, e Maíra Bittencourt – jornalista da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e diretora-geral da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que em 2023 foi diretora do Colégio de Gestores de Comunicação.

Conforme Ivanei Salgado, a publicação é um desdobramento de dois eventos marcantes: o Seminário de Comunicação para os reitores, realizado em dezembro de 2022 na sede da Andifes, e o Colóquio Universidade e Comunicação Pública, promovido pela UFMG. “O trabalho do Cogecom durante a gestão 2023 foi fundamental para defender e fortalecer as IFES, especialmente em tempos de ataques à imagem das universidades federais e de desafios orçamentários”, explica.

O livro reúne 15 artigos, dos quais participam 27 autores, em sua maioria, gestores de comunicação das IFES. Os textos apresentam um testemunho das ações de comunicação e reflexões acerca de um período de desafios e transformações para as instituições federais de ensino superior.

Ivanei Salgado participou de dois dos capítulos que compõem a obra. Em “O Colégio de Gestores de Comunicação da Andifes: relato dos desafios e da atuação na gestão 2023″, os autores são os diretores da gestão 2023: Fábia Lima (UFMG), Ivanei Salgado (UNIFAL-MG), Janine Bargas (Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre – UFCSPA), Maíra Bittencourt (UFS), Mônica Nogueira (UnB) e Thaiane de Oliveira (Universidade Federal Fluminense).

No capítulo, os autores destacam, por exemplo, a campanha #UniversidadeEuDefendo, que foi uma das iniciativas coletivas para contrapor a narrativa negativa que se formou em torno das IFES. “Foi um período de intensa articulação em rede, com a participação de diversos atores sociais, visando à recuperação da esfera pública de comunicação e à salvaguarda da democracia”, afirma Ivanei Salgado.

“Desafios globais do ensino superior e a importância das estruturas de comunicação das IFES brasileiras” foi o outro capítulo que contou com a contribuição do diretor de Comunicação Social da UNIFAL-MG. Neste, Ivanei Salgado, junto à Fábia Lima e Maurini de Souza (Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR), analisa os desafios enfrentados pelas IFES no Brasil e em outros países. Para eles, a comunicação é tratada como uma instância estratégica essencial para legitimação social e fortalecimento dessas instituições.

No texto, os gestores de comunicação exploram como as estruturas de comunicação das universidades têm se adaptado às novas realidades tecnológicas e ao crescente desafio de combater a desinformação em um cenário de intensa disputa discursiva.

O primeiro capítulo do livro foi escrito pelo professor Ricardo Marcelo Moreira, reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) à época, que discute o tema “Como as universidades contribuem para o desenvolvimento social?”, abordando o papel das universidades para o desenvolvimento do Brasil, sob quatro perspectivas: o engajamento social das universidades pela extensão, a transformação das universidades pela lei brasileira das cotas étnico-raciais e sociais, a expansão e regionalização das universidades no país e o resgate simbólico do seu papel na sociedade.

Quem assina o prefácio é a professora Sandra Regina Goulart Almeida, reitora da UFMG. Para ela, a crise causada pela pandemia da covid-19 e seu necessário enfrentamento representou uma oportunidade para o avanço da ciência ao redor do mundo, o que ampliou a importância da comunicação.

Em seu texto, a reitora também analisa a onda de desinformação e os ataques à universidade pública, segundo os quais contribuíram para compreender o papel da comunicação. “É imprescindível que os e as dirigentes das IFES compreendam e valorizem a comunicação institucional, procurando sempre estimular a discussão sobre a comunicação no âmbito de suas instituições e no contexto da própria Andifes”, ressalta. 

Sandra Almeida ainda pontua: “Ensino, pesquisa, extensão são pilares da vida universitária, por meio das quais várias ações no campo das artes e da cultura, da saúde, do esporte, da educação, da inovação e da tecnologia são articuladas. E a comunicação tem papel fundamental na integração desses eixos por ser uma dimensão transversal que perpassa todas as ações.”

O livro foi lançado pela editora UFMG sob o selo Incipit e pode ser adquirido direto do site da editora, neste link. O lançamento oficial ocorre no dia 2 de outubro, na abertura do 6º Colóquio Universidade e Comunicação Pública, na UFMG – Campus Pampulha, em Belo Horizonte.

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