Alunos do BICT da UNIFAL-MG vencem desafio proposto pela CHEP e concedem entrevista à TV Poços

(Imagem: reprodução/TV Poços)

Recentemente, os alunos Lucas Eduardo Ribeiro, Giovana Fontes Vitorino e João Victor Souza Diniz, do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT), venceram o desafio estudantil proposto pela UNIFAL-MG em parceria com a CHEP. No dia 01/09, os vencedores concederam entrevista à TV Poços em companhia do professor Fábio Ferraço, do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT). Oportunidade na qual falaram sobre o modelo de reaproveitamento de resíduos de madeira para a produção de briquetes energéticos criado por eles. O resultado também foi divulgado nos portais Universo Cooperativo e Newspulpaper nos dias 27 e 29/08, respectivamente.

“Esse processo de briquetagem, comparado com o carvão ou outros tipos de queima é muito mais sustentável, tanto com relação às emissões de carbono quanto às questões de transformação de um resíduo em si”, explica Giovana Vitorino.

Segundo Lucas Ribeiro, foi uma oportunidade única poder aplicar, na prática, os conhecimentos adquiridos em sala de aula. “Tivemos que pensar como vender a ideia, como comunicar relevância e impacto, o que vai muito além da rotina acadêmica. Isso nos prepara de verdade para o mercado de trabalho”, pontua.

Para o professor Fábio Ferraço, o grupo vencedor detalhou com exatidão tanto a parte de processos quanto de equipamentos. “Eles trouxeram vários critérios a serem seguidos. Isso, para um grupo de docentes da UNIFAL-MG e um grupo de profissionais qualificados da CHEP, fez a diferença e demonstrou a capacidade e o sucesso dos alunos”, afirmou.

Confira a entrevista completa na TV Poços.

*Luana Bruno é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG.

Participe do Jornal UNIFAL-MG!

Você tem uma ideia de pauta ou gostaria de ver uma matéria publicada? Contribua para a construção do nosso jornal enviando sugestões ou pedidos de publicação. Seja você estudante, professor, técnico ou membro da comunidade, sua voz é essencial para ampliarmos o alcance e a diversidade de temas abordados.

LEIA TAMBÉM