A usina hidrelétrica de Furnas, responsável por 17,12% do armazenamento energético do subsistema Sudeste-Centro-Oeste, o maior do Brasil em geração de energia hidrelétrica, desempenha um papel essencial na oferta de energia para a região. Com os índices pluviométricos abaixo da média no mês de janeiro em Minas Gerais, o jornal da EPTV – 2ª edição, que foi ao ar no dia 14 de janeiro, realizou uma reportagem com o professor de climatologia Paulo Henrique de Souza, que analisou a situação.
“Se houver uma capitação muito grande para projetos agropecuários, para geração de energia, essa média histórica talvez não seja suficiente para mantê-lo na cota ideal e desejada para todos aqueles que estão em seu entorno”, afirma o docente.
Em consequência, o especialista complementou que será exigido dos agentes públicos e autoridades um melhor gerenciamento dessa água e de seu uso, enfatizando que, em tempos de aquecimento global e mudanças climáticas, a sociedade precisa assumir cada vez mais a responsabilidade no uso sustentável dos recursos naturais.
Para mais informações, assista a reportagem completa na Globo Play.