Discente da UNIFAL-MG apresenta pesquisa sobre Cosmologia no VII CosmoSul

Discente da UNIFAL-MG, Vitória Campos, apresenta pesquisa sobre modelo inflacionário de Starobinsky no evento internacional CosmoSul em Salvador.
(Foto: arquivo pessoal Vitória Campos)

A discente do Programa de Pós-Graduação em Física da UNIFAL-MG campus Poços de Caldas, Vitória Fernanda Belo Campos, participou da sétima edição do CosmoSul, realizado em Salvador, Bahia, entre os dias 19 e 23/08. O evento internacional, que alterna sua sede entre Brasil, Argentina e Chile a cada dois anos, reuniu grandes nomes da cosmologia sul-americana, proporcionando um ambiente enriquecedor para troca de conhecimentos e experiências.

Durante o evento, Vitória apresentou um pôster intitulado “Study of the Foundations of Starobinsky’s Inflationary Model” (Estudo dos fundamentos do modelo inflacionário de Starobinsky). Sob a orientação do professor do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT), Rodrigo Rocha Cuzinatto, a pesquisa se concentra na análise detalhada do modelo inflacionário proposto por Starobinsky nos anos 80, que continua sendo o mais ajustado às observações cosmológicas atuais. “Os principais objetivos do meu trabalho consistiram no estudo sistemático da Relatividade Geral e da Cosmologia Padrão”, explicou Vitória, destacando a importância do mecanismo inflacionário para resolver problemas do Modelo Padrão da Cosmologia.

Vitória estuda Mecanismo Inflacionário na pós-graduação em Física na UNIFAL-MG (Foto: arquivo pessoal)

De acordo com Vitória, o interesse para estudar os primórdios do universo vem de um sonho de infância. “Minha motivação para pesquisar este tema foi realizar um sonho de criança: estudar os primórdios da formação do universo”, afirmou. Sua dedicação reflete-se nos resultados obtidos, que já são conhecidos na literatura, mas foram desenvolvidos passo a passo para maior compreensão e futuras inovações. “O estudo não apenas facilita o caminho para novos físicos teóricos, mas também contribui para o avanço tecnológico, essencial para observações cada vez mais precisas do universo”, disse.

Vitória destaca ainda a importância do apoio da UNIFAL-MG. “O apoio da Universidade foi imprescindível! Ele foi importante muito antes do evento, na minha formação direta como futura mestra como também financeira”, comentou, ressaltando o suporte para participar do evento. Para ela, a experiência no CosmoSul não só enriqueceu seu desenvolvimento acadêmico, como também “abriu portas para futuras colaborações em programas de doutorado no Brasil, Chile e Argentina”.

Formada em Astrofísica pela Universidade Federal de Sergipe em fevereiro de 2023, Vitória iniciou sua pós-graduação em física teórica na UNIFAL-MG em março do mesmo ano. Segundo ela, a escolha pela UNIFAL-MG se deu pelo interesse em explorar novas regiões do Brasil e pela diversidade de oportunidades acadêmicas oferecidas pelo corpo docente do campus Poços de Caldas.