Docente da UNIFAL-MG comenta descoberta de substâncias ativas eficazes contra o Covid-19 em projetos de pesquisa do Programa de Doutorado da Universidade

No dia 13/06, o Portal Poços Já veiculou uma matéria sobre depósito de patente de duas substâncias ativas que demonstram eficácia contra o Covid-19. Na oportunidade, o professor e líder do projeto de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ), Cláudio Viegas Junior, do Instituto de Química da UNIFAL-MG, explicou o desenvolvimento da pesquisa.

Segundo pesquisador, a pesquisa foi iniciada como uma ideia de reinvestigar substâncias já existentes na quimioteca. “Duas moléculas descobertas e protegidas são frutos do projeto de pesquisa do doutorado da acadêmica Graziella dos Reis Rosa Franco, desenvolvido pelo PPGQ, cuja tese será defendida em julho. As moléculas da pesquisa dela eram para outra finalidade e acabaram resultando nessa descoberta”, afirmou.

Ainda de acordo com o professor, a premissa que norteou o desenvolvimento da pesquisa foi o próprio interesse do grupo centrado em doenças inflamatórias crônicas que incluem doenças neurodegenerativas, parasitárias e câncer. “Nossa hipótese inicial foi: Será que as substâncias que planejamos e sintetizamos para terem efeitos múltiplos em doenças multifatoriais, incluindo atividade anti-inflamatória, poderiam ser eficazes contra o quadro inflamatório da covid-19?”, completou.

Confira a matéria completa pelo link: https://pocosja.com.br/2024/06/13/pesquisadores-da-unifal-descobrem-substancias-ativas-contra-o-virus-da-covid/

*Igor Giugliano é estagiário da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG.